terça-feira, 12 de julho de 2011

EMPINAR PIPA PODE CAUSAR ACIDENTES...



FONTE: Rivânia Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.



Empinar pipa é uma brincadeira antiga que ganha cada vez mais a preferência de crianças e adultos. porém a falta de cuidados na hora da diversão pode provocar sérios acidentes, colocando em risco a vida da criançada e causando prejuízos à rede elétrica.




Segundo a Coelba, de janeiro a junho deste ano foram registradas 219 interrupções no abastecimento de energia na Bahia, sendo 109 só em Salvador. O mês de junho representou 30% das ocorrências provocadas por pipas enroscadas nos fios de alta tensão.


De acordo com a Coelba, o aumento é atribuído às férias escolares. É nesse período que a pipa deixa de ser uma brincadeira e vira um prejuízo.Ao lado do Aeroclube, na Boca do Rio, é possível ver crianças atravessando a pista correndo atrás das pipas (arraias) que circulam livremente no céu.


No entanto, além do perigo de serem atropeladas, existe o risco de enroscar a pipa na rede elétrica. A criança pode levar um choque se a pipa entrar em contato com o fio de alta tensão ou na hora de tentar pegá-la.


Nesse caso, há também riscos de acidentes para os ciclistas e motoristas que passam no local, devido à utilização da linha com cerol - substância altamente cortante, feita com cola e vidro moído, para suspensão da pipa, também utilizado para cortar pipas dos adversários, durante a disputa.


A linha pode cortar o fio e causar curto-circuito, provocando a interrupção do fornecimento de energia, e, quando o fio não é cortado, a linha fica presa, sujando a rede elétrica.


O bairro da Boca do Rio (Aeroclube) é uma das regiões mais afetadas pelas pipas, segundo a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba).


PERIGO – A brincadeira com pipas pode ter consequências muito ruins quando não são tomadas as devidas precauções. O estudante Anderson Magalhães, 19 anos, é um exemplo disso. Aos 12 anos, empinava pipa na laje de casa quando escorregou. Ao tentar se segurar para não cair, acabou ferindo gravemente as mãos, culminando na amputação de um dos dedos.


Pensando em evitar acidentes com essa gravidade, a dona de casa Marina dos Santos, 53 anos, adotou algumas medidas de prevenção em casa. Ela mandou construir um batente na laje para impedir que os dois filhos adolescentes se distraiam com a brincadeira e caiam da laje.


Especialistas na área de segurança elétrica recomendam que, ao prestar socorro a alguém que tenha sofrido um grande choque elétrico, deve-se separar a vítima do condutor de energia usando objetos de borracha ou madeira, evitando os de metal ou que estejam molhados.


E vale ressaltar que o simples ato de tentar puxar uma pipa presa aos fios da rede elétrica pode provocar uma violenta descarga elétrica, capaz de levar à morte.


Embora empinar pipa encante pequenos e adultos, é preciso tomar algumas medidas preventivas para que a diversão não se transforme em perigo com consequências mais graves.


PREVENÇÃO.
* Escolha lugares abertos e espaços livres, como praias, campos de futebol, praças e parques.


* Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte.


* Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa. Eles são condutores de energia e podem causar choques fatais.


* Caso a pipa fique presa nos fios elétricos, não tente retirá-la.


* Evite as linhas metalizadas, pois elas conduzem energia e aumentam o perigo de choques.


*Não jogue objetos na rede de energia elétrica, como arames, correntes e cabos de aço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário