sábado, 19 de maio de 2012

DIETA É MAIS INDICADA QUE EXERCÍCIO PARA GESTANTE ACIMA DO PESO...


FONTE: DA BBC BRASIL (www1.folha.uol.com.br).

Uma pesquisa britânica indica que uma dieta balanceada seria mais eficiente do que atividades físicas para ajudar mulheres com sobrepeso a evitarem engordar excessivamente durante a gravidez.

A conclusão, publicada no "British Medical Journal", surgiu da análise de 44 estudos com dados sobre 7.000 mulheres.

O sobrepeso durante a gravidez está associado a problemas como diabetes, pressão alta e parto prematuro.

Até agora a recomendação do sistema de saúde britânico era que as gestantes não fizessem dieta, porque se acreditava que o bebê poderia ser prejudicado. O estudo atual afirma justamente o contrário, que o peso do recém-nascido não é afetado pela dieta.

A pesquisa comparou mulheres que adotaram uma dieta balanceada com outras que fizeram apenas exercícios físicos e um terceiro grupo que combinou os dois.

Os pesquisadores analisaram quanto peso as mulheres ganharam durante a gestação e se elas sofreram com complicações.

Enquanto todos os métodos as ajudaram a evitar um ganho de peso excessivo, o mais eficiente foi a dieta com restrição calórica e rica em frutas, verduras e grãos integrais.

As gestantes que fizeram só dieta ganharam em média 4 kg a menos que o grupo de controle, contra 0,7 kg das que fizeram atividades físicas e 1 kg das que combinaram os dois.

OBESIDADE NA GRAVIDEZ.

"Estamos vendo um número cada vez maior de mulheres grávidas com excesso de peso e sabemos que elas e seus bebês estão sob risco crescente de complicações", diz a obstetra Shakila Thangaratinam, da Universidade de Londres, que coordenou o estudo.

Na Europa e nos Estados Unidos, entre 20% e 40% das mulheres ganham mais peso que o recomendado durante a gravidez.

"É preciso ressaltar que os pesquisadores não estão recomendando que as mulheres emagreçam durante a gravidez, mas que apenas controlem o ganho de peso", afirmou Janine Stockdale, pesquisadora da Royal College of Midwives.

"Se uma mulher já está ganhando uma quantidade ideal de peso durante a gravidez, não deve fazer dieta ou restringir calorias", complementou.

Em comentário ao artigo, na mesma publicação, especialistas em saúde da mulher do hospital St Thomas, em Londres, salientaram que ainda é cedo para mudar as atuais diretrizes do sistema de saúde britânico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário