segunda-feira, 14 de maio de 2012

EXAME CONSEGUE IDENTIFICAR DOENÇAS RARAS...




FONTE: Leidiane Brandão REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Tumores, sangramento intestinal de origem desconhecida e cânceres raros na região do intestino delgado que antes eram impossíveis de serem identificados através dos exames de endoscopia convencional, raio X , colonoscopia e ultra-sonografia agora já podem ser diagnosticados por meio da endoscopia de cápsula.

O procedimento permite ao médico examinar a mucosa da parte média do trato gastrintestinal, o qual inclui intestino delgado, duodeno, jejuno e íleo.

Para a realização do exame da Cápsula Endoscópica não é necessário internação ou uso de sedativos. Durante o procedimento, um gravador é conectado ao corpo do paciente que permite detectar imagens provenientes da cápsula a ser ingerida.

Em seguida, o paciente engole uma cápsula do tamanho de uma pílula com cerca de 2,5 cm, dentro da qual existe uma câmera capaz de captar duas fotos por segundo no período em que permanecer no intestino. Durante esse tempo, a pessoa não pode realizar nenhum tipo de atividade física

Ao final do procedimento, o paciente retorna ao consultório para remover o aparelho para que as imagens captadas do intestino delgado possam ser postas na tela de um computador e sejam avaliadas pelo especialista. A cápsula é descartável, sendo eliminada naturalmente pelo organismo depois de 24 horas.

De acordo com a médica especialista e pioneira em realizar o exame em Salvador, Márcia Sacramento Felipe, o exame visa estudar as doenças do intestino delgado que são de difícil análise pelos métodos tradicionais. Segundo ela, a melhor aplicação da cápsula é no diagnóstico do sangramento digestivo de origem obscura. “É importante lembrar que este método não substitui os exames convencionais de endoscopia ou a colonoscopia. Seu objetivo é detalhar possíveis patologias do intestino delgado”, ressaltou.

Ainda de acordo com a especialista, mesmo que complicações possam ocorrer, elas são raras quando os médicos são especialmente treinados e experientes neste procedimento. Ela informou que através deste método já conseguiu identificar patologias em alguns pacientes que há mais de dez anos não havia sido identificadas por nenhum outro tipo de exame.

Adultos ou crianças poderão realizar o procedimento. O exame é contra indicado a pacientes com subclusão intestinal e debilitados que não podem ser submetidos a nenhum tipo de procedimentos cirúrgico.

O exame da Cápsula Endoscopia custa em média 4 mil reais e pode ser realizado no Centro Baiano de Gastro Hepatologia e Endoscopia (CBGE) e Memorial Day Hospital no bairro do Itaigara. Contatos através do telefone: 71.3358.1732 – 71.3352.9000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário