quinta-feira, 3 de maio de 2012

UM TERÇO DE PACIENTES COM ASMA CORRE RISCO DE ATAQUE FATAL, DIZ ESTUDO...




FONTE: DA BBC BRASIL (www1.folha.uol.com.br).

Um terço das pessoas que sofrem de asma correm risco de sofrer um ataque fatal, segundo um levantamento do instituto Asma UK, do Reino Unido.

O instituto entrevistou mais de 25 mil pessoas em uma pesquisa online sobre a doença.

O objetivo dos pesquisadores era avaliar a gravidade da doença em diferentes pacientes para tentar determinar os riscos de morte associados ao problema no país e, como consequência, aumentar a conscientização de quem lida com a asma diariamente.

Antes de passar pelo teste, menos de metade dos pacientes reconheciam estar em risco.

Os pesquisadores avaliam que até 75% das internações de emergência relacionadas à asma poderiam ser evitadas caso houvesse um melhor gerenciamento da doença.

No entanto, a descoberta mais alarmante é que muitos pacientes desconhecem o alto risco de ataques fatais ao qual estão expostos.

"É extremamente preocupante que muitas pessoas que sofrem de asma não tenham consciência do risco de acabarem sendo internadas em um hospital", disse Neil Churchill, do Asma UK.

NÍVEIS DE ALERTA.

Mais da metade dos pacientes (55% do total) não acredita estar sob-risco sério, embora o estudo revele que 93% deles poderiam ter um ataque fatal.

A asma é responsável pela morte de três britânicos todos os dias. A cada sete minutos alguém dá entrada no hospital apresentando um ataque potencialmente fatal, segundo o Asma UK.

De maneira geral, o estudo concluiu que os sintomas podem ser diferentes de acordo com cada paciente. Aqueles que se internaram nos últimos seis meses têm mais chances de um ataque grave.

As pessoas que precisam utilizar inaladores cinco vezes ao dia ou mais ou tomaram medicamentos com base em esteroides nos últimos seis meses também foram classificadas como pacientes de alto risco.

"É de vital importância que as pessoas entendam sua asma e é crucial que sejam acompanhadas por profissionais de saúde que as ajudem a reduzir seu nível de risco", afirmou Churchill.

Nenhum comentário:

Postar um comentário