quinta-feira, 12 de julho de 2012

BRASIL É O 31º NO RANKING DE SEGURANÇA ALIMENTAR...


FONTE: *** TRIBUNA DA BAHIA.

O Brasil ocupa a 31ª posição entre 105 países avaliados pelo Índice Global de Segurança Alimentar, indicador lançado mundialmente terça feira (10). O levantamento, feito pela Economist Intelligente Unit (EIU) em parceria com a Du Pont, levou em consideração 25 indicadores relacionados a preço, acessibilidade, qualidade e valor nutricional dos alimentos disponíveis para a população desses locais. O país alcançou pontuação 67,6 numa escala que vai até 100.

De acordo com os responsáveis pelo índice, apesar de ser um dos líderes na produção de alimentos no mundo, o Brasil ocupa uma posição intermediária devido principalmente a problemas de infraestrutura agropecuária. Como resultado, há aumento de custo e dificuldades de acesso a alimentos para parte da população.

Outro fator que influencia negativamente o índice brasileiro é o baixo PIB per capita, que resulta na necessidade de maior investimento das famílias na compra de alimentos com relação à renda.

Por outro lado, o país apresenta indicadores positivos com relação ao compromisso com padrões nutricionais e a programas de proteção social, como o Fome Zero e Bolsa Família, que oferecem acesso a alimentos para populações mais carentes. Com relação a outros países da América Latina, o Brasil ocupa a terceira posição, atrás de Chile e México.

ÍNDICE REPRESENTA ALERTA MUNDIAL.
O indicador é liderado pelos Estados Unidos, país que tem a maior disponibilidade de alimentos para sua população. Segundo o analista da EIU Robert Wood, que participou da elaboração da ferramenta, o principal motivador para sua criação foi a inexistência até agora de um indicador mundial para mensurar iniciativas e problemas relacionados à questão alimentar.

"Dar visibilidade a esses dados é uma forma de incentivar ações para melhorar a situação de cada país", diz. Ele destaca ainda que a preocupação com a alimentação é uma questão que vai ganhar cada vez mais importância à medida em que cresce a população mundial.

Para o coordenador do Centro de Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas, Roberto Rodrigues, o índice é importante para o Brasil por mostrar claramente sua posição com relação aos outros países do mundo.

"É uma grande ajuda para dimensionar o quanto estamos atrasados com relação aos outros na questão alimentar.

Espero que o índice seja utilizado para nortear estratégias integradas para a agricultura brasileiro de modo a promover uma redução de custos e um melhor aproveitamento da produção nacional."

*** A reportagem é do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário