terça-feira, 10 de julho de 2012

VACINA CONTINUA CONTRA GRIPE H1N1...


FONTE: Leidiane Brandão REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.

Dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) aponta que de janeiro a 5 de julho deste ano, foram registrados sete casos da gripe H1N1 ou A, na Bahia, sendo seis em Salvador e um em Jacobina, a 330 quilômetros da capital.

Apesar dos registros, não foi confirmado nenhum óbito, sendo que todos os pacientes que tiveram a gripe foram tratados no Hospital Otavio Mangabeira. A boa notícia é que em muitos postos de saúde da capital e interior da Bahia ainda existe a vacina contra a gripe H1N1 que está conjugada com a dose da gripe comum disponível para a população.

Apesar dos casos, a Sesab afirmou que não existe nenhum projeto de campanha de vacinação contra a gripe H1N1 para toda a população baiana, já que não há necessidade por conta da baixa incidência.

Apenas um grupo de risco no qual incluí, idosos, indígenas, profissionais da área de saúde, gestantes e crianças de seis meses a menos de dois anos, continuam recebendo a vacina que teve início no mês de abril. A dose trivalente imuniza contra gripes sazonais e a influenza A (H1N1), popularmente conhecida como “gripe suína”.

A equipe da Tribuna percorreu ontem alguns postos de saúde da capital, constatando que a vacina ainda está disponível para a população. No 14ª Centro Mario Andrea, situado na Sete Portas, existe 600 doses disponíveis. A gerente do centro Rita Lima, informou que a preferência para ter acesso a vacinação ainda é pelo grupo de risco.

No entanto, ela ressalta que qualquer pessoa que comparecer ao local será vacinado. No 2ª Centro Ramiro Azevedo, no bairro de Nazaré e no Centro de Saúde Doutor Péricles Esteves Cardoso, no bairro do Barbalho a população também vai encontrar a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a vacina vai estar disponível nos postos de saúde para a população da área de risco até o final do ano. Doentes crônicos e portadores do HIV, também poderão ser vacinados mediante apresentação de receita médica em qualquer unidade.

SINTOMAS E TRANSMISSÃO DA H1N1.
A transmissão pode ocorrer antes de aparecerem os sintomas. Ela se dá pelo contato direto com os animais ou com objetos contaminados e de pessoa para pessoa, por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias.

Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de gripes comum. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.

Especialistas aconselham caso a pessoa perceba esses sintomas, devem imediatamente procurar um posto de saúde ou um hospital mais próximo de sua residência.

A mesma vacina também pode ser encontrada em laboratórios particulares, onde podem recorrer as pessoas fora do grupo priorizado pela campanha. Nestes locais, a vacina pode ter grande variação de preço, de R$ 40 a R$ 100.

Nenhum comentário:

Postar um comentário