quinta-feira, 30 de agosto de 2012

HOMENS TÊM DUAS VEZES MAIS CÂNCER DE BOCA DO QUE MULHERES...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

                    
  No Dia do Combate ao Tabagismo, que aconteceu ontem, 29 de agosto, foi importante lembrar que o cigarro é a principal causa do câncer de boca.

De acordo com a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), até o final deste ano, devem surgir 9.990 casos novos de câncer da cavidade oral em homens e 4.180 em mulheres, em todo país. Tais valores correspondem a um risco estimado de 10 novos casos a cada 100 mil homens e 4, a cada 100 mil mulheres.

“O câncer de boca tem elevada morbidade e mortalidade e constitui-se numa das dez formas clínicas de câncer mais prevalente”, destaca o cirurgião-dentista Antonio Falcão.

No Brasil, pesquisa realizada recentemente pelo Ministério da Saúde, por meio do Inca, indica que 18,8% da população brasileira é fumante (22,7% dos homens e 16% das mulheres).

“Tem-se observado que a incidência do câncer de boca varia de acordo com o sexo, sendo o quarto mais comum entre os homens e o sétimo entre as mulheres”, explica o cirurgião-dentista.

A doença afeta principalmente os homens com mais de 40 anos; indivíduos desnutridos e com hábitos alimentares impróprios; os que se expõem a irritantes crônicos e radiações. A associação do fumo ao álcool é também um fator agravante.

“O cigarro, quando aceso, polui o ambiente, contendo, na fumaça, o equivalente a mais de 4.700 substâncias tóxicas – destas, muitas são cancerígenas. O tabaco contém, ainda, corantes e agrotóxicos em altas concentrações, sendo sua toxidade e agravo asseverados pelos fumantes ao planeta e a todos nós”, ressalta Antonio Falcão.

São sintomas do câncer de boca:

- lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizem por mais de 15 dias;

- manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, palato (céu da boca), mucosa jugal (bochecha);

- nódulos (caroços) no pescoço;

- rouquidão persistente.

Nos casos mais avançados, observa-se:

- dificuldade de mastigação e de engolir;

- dificuldade na fala;

- sensação de que há algo preso na garganta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário