segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CANIDATOS COM REGISTROS NEGADOS DEIXARAM DE VOTAR NAS ELEIÇÕES PASSADAS...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Eles querem votos nesta eleição, mas não votaram nas eleições passadas. De acordo com um levantamento feito pelo Cartório da 3ª Zona Eleitoral de Salvador (BA), a maioria dos pedidos de registros de candidaturas que foram rejeitados na unidade teve como razão o não comparecimento às urnas.

Das 26 solicitações indeferidas pela Juíza titular, Mariana Varjão, 16 tiveram como motivo o fato daqueles que pretendiam ser candidatos não terem votado nas eleições passadas. Entre esses, dois tiveram ainda o título de eleitor cancelado por não terem comparecido a pelo menos três pleitos consecutivos, deixando de justificar as faltas ou pagar a multa à Justiça Eleitoral.

“O pior é que muitos só pagaram as multas depois do dia 5 de agosto, quando foi o prazo final para o registro das candidaturas. Por isso, indeferi todas elas”, disse a Juíza Mariana Varjão.

A falta de prestação de contas de campanha ou a sua apresentação fora do prazo foram as causas de 9 casos de indeferimento das candidaturas, e houve também 1, cujo motivo foi a falta de filiação partidária.

Embora o número de indeferimentos levantados no cartório não reflita a totalidade dos casos em Salvador - ao todo, foram apreciados 1.320 pedidos de candidatura na capital; destes, 212 foram julgados na 3ª Zona -, o levantamento evidencia uma postura contraditória entre os que postulam cargos de prefeito e vereador.

No Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), entre os 1.438 recursos de registros de candidatos em trâmite, 18,9% também foram motivados pela falta de quitação eleitoral.

O analista judiciário do TRE-BA, professor Jaime Barreiros, afirma que a quitação eleitoral é uma exigência que deve ser observada pelo candidato com um rigor ainda maior. “Se o indivíduo não cumpre a mínima obrigação, que é a quitação eleitoral, como esperar que ele aja com ética e correção no exercício do mandato?”, questiona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário