FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
Quem sofre com os vasinhos, como são popularmente chamadas as telangectasias e microvarizes, acaba recorrendo a um tratamento, muitas vezes, por preocupações estéticas. No entanto, o objetivo de qualquer tratamento vascular é sempre melhorar a condição circulatória.
“A busca pelo tratamento pode ser puramente estética, mas o caso pode ser decorrente de algo mais sério”, alerta Luiz Marcelo Aiello Viarengo, médico especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular.
Segundo ele, é preciso estar atento aos seguintes sintomas, que devem ser investigados rapidamente:
- edemas (inchaço),
- formigamentos,
- sensação de peso e inquietação nas pernas,
- dores,
- câimbras,
- e até pigmentação na região do tornozelo.
O problema é mais frequente em mulheres, mas também acomete os homens, e pode ocorrer em qualquer faixa etária, da puberdade à velhice. Ele pode estar associado:
- à herança genética;
- à gravidez;
- ao uso de contraceptivos orais ou injetáveis;
- à obesidade;
- à idade;
- ao esforço físico exagerado;
- ao abuso de bebidas alcoólicas;
- ao tipo de trabalho, principalmente, quando a pessoa precisa permanecer por longos períodos em pé.
Hoje a medicina dispõe de diversos métodos e técnicas, como o tratamento a laser e radiofreqüência, entre outros. De acordo com o especialista, o período do tratamento varia conforme o perfil do paciente e do grau do problema, já a escolha da forma mais apropriada para realizar o procedimento é de competência exclusiva do médico, que avaliará cada caso.
“Não existe um método perfeito que produza resultados mágicos. Todas as formas de tratamento possuem suas indicações e limitações. Às vezes, precisamos associar técnicas e métodos diferentes, simultaneamente, para produzir resultados melhores”, afirma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário