sexta-feira, 31 de agosto de 2012

QUER PARAR DE FUMAR?...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

             

Se você é fumante e deseja abandonar o cigarro, o primeiro passo é identificar em que momentos e situações ele é utilizado como apoio emocional e adotar alternativas para controlar a vontade de fumar. Outra coisa importante é ter sempre em mente os benefícios de deixar de ser fumante. Recaídas podem ocorrer, mas não devem ser motivo para desanimar e desistir.

O tabagismo envolve três tipos de dependência: física, psicológica e comportamental.

A dependência física está relacionada ao fato de o organismo do fumante estar acostumado a receber certa dose de nicotina. Dessa forma, quando ele deixa de fumar, seu corpo sente falta e tem de se adaptar à ausência dessa substância. A chamada síndrome de abstinência pode gerar ansiedade, irritabilidade, inquietação, dificuldade de concentração etc.

Já a dependência psicológica decorre da associação que o fumante faz entre alguma emoção ou sentimento e o uso do cigarro, que serve, muitas vezes, como um amortecedor para as emoções, as quais podem ou não ser desagradáveis. O cigarro acaba sendo consumido como uma forma de lidar com o estresse, com a solidão, como um meio de relaxar e até mesmo nos momentos de comemoração.

Do ponto de vista comportamental, o fumante acaba estabelecendo uma rotina de uso do cigarro, na medida em que associa o ato de fumar com atividades e hábitos, como tomar um cafezinho, por exemplo, ou fumar após as refeições.

Uma vez que o cigarro contém substâncias que causam dependência, como é o caso da nicotina, com efeito similar a dependência causada por outras drogas (álcool, maconha, cocaína), o principal desafio de quem decide parar de fumar é aprender a controlar a vontade e a lidar com os sintomas da síndrome de abstinência.

Para isso, é preciso reformular os hábitos e administrar os sentimentos de uma nova maneira. Medicamentos, sob orientação de um profissional, também podem ajudar nesta fase de abstinência. Esta é apenas um período de adaptação que é passageiro.

Embora algumas pessoas consigam abandonar sozinhas a dependência, o mais recomendável é contar com o apoio médico e psicológico.

Parar de fumar, melhora a qualidade de vida como um todo. Fora isso, reduz os riscos de doença coronariana e de câncer de pulmão (90% das mortes por câncer de pulmão são causadas pelo tabaco).

Se você deseja parar de fumar, confira as dicas da Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas:

1 - Engane a “fissura”

Vontade é uma coisa que dá e passa. Aquela vontade de fumar, que parece incontrolável, é a “fissura” e dura apenas de 2 a 5 minutos. Ocupe-se, mude seus afazeres, escove os dentes, chupe gelo, coma uma fruta, mantenha as mãos e a mente ocupadas.

2 - Controle a ansiedade e a irritação

Respire profundamente, faça algo diferente do que estava fazendo, pense em situações prazerosas.

3 - Cigarro não é remédio para insônia

A ansiedade e a vontade de fumar numa noite de insônia podem ser contornadas com um copo de leite ou chá e com pensamentos relaxantes.

4 - Não compense a falta do cigarro com comida

Faça refeições equilibradas, com alimentos de baixa caloria (frutas, legumes, verduras). Tenha sempre balas e gomas diet, cravo ou canela em pau para despistar a vontade.

5 - Alivie o estresse

Se a resposta automática sempre foi o cigarro, busque outra forma de se acalmar; respire profundamente, pelo menos 10 vezes, caminhe ou ligue para algum amigo.

6 - Evite o tédio

Fumar é a pior maneira de passar o tempo. Existem opções mais saudáveis: leia, faça exercícios, ouça música, medite, faça palavras-cruzadas. Aproveite a oportunidade e busque novos passatempos.

7 - Prepare-se para os encontros sociais

Em bares e restaurantes, antecipe o que vai pedir, se distraia e, se possível, evite o álcool, que desperta o desejo de fumar.

8 - Tenha canetas e papel perto do telefone

Distraia-se enquanto você fala. Rabisque, desenhe, vale tudo para não fumar.

9 - Resista ao cafezinho

Este é outro hábito que te empurra para o cigarro. Se puder, evite-o nas primeiras semanas, ou beba com leite.

10 - Levante-se logo da mesa após as refeições

Não dê tempo para a vontade de fumar bater. Levante logo da mesa e escove sempre os dentes após as refeições, assim você não ficará com a impressão de que está faltando alguma coisa.

11 - Dê recompensas a si mesmo

Guarde diariamente o dinheiro que você gastaria com o cigarro e, ao final de um período de tempo, compre um presente para você ou faça um programa diferente. Esse é sempre um bom incentivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário