quinta-feira, 30 de agosto de 2012

MARGARINA E TEMPEROS PRONTOS TERÃO REDUÇÃO DE SÓDIO...


FONTE: JOHANNA NUBLAT, DE BRASÍLIA (www1.folha.uol.com.br).

Margarinas, temperos e caldos industrializados e cereais matinais terão redução nos teores de sódio em percentuais que variam de 1,3% a 19% ao ano até 2015, segundo termo assinado terça-feira (28) entre o governo e a indústria de alimentos.

Essa é a terceira rodada de acordos voluntários nesse sentido. Em 2011, dois termos foram assinados, com foco em massas instantâneas, biscoitos, pão de forma, pão francês e bolos.

Segundo o Ministério da Saúde, essa nova rodada deve levar à redução de 8,7 mil toneladas de sódio no mercado até 2020. A última rodada, ainda a ser pactuada, deve focar em laticínios e comidas prontas. Juntando as quatro rodadas, a expectativa é reduzir em 25 mil toneladas de sódio no mercado até 2020.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) afirmou que o primeiro monitoramento dos reais impactos dos acordos será feito apenas em 2013, quando o primeiro acordo completa dois anos. Segundo ele, porém, a indústria já identificou redução de sódio em alguns produtos.

Para Edmundo Klotz, presidente da Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação), os acordos voluntários vão colocar o Brasil à frente de muitos países com regulações rígidas no setor de alimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário