sexta-feira, 24 de agosto de 2012

GOVERNO DE SP LANÇA "PRÉ-NATAL DO HOMEM" PARA PREVENIR TRANSMISSÃO DE DST...


FONTE: Do UOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança nesta sexta-feira (24) programa inédito destinado aos homens que ajudar a reduzir a transmissão de mãe para filho do HIV e da sífilis congênita. Batizado de “pré-natal do homem”, o projeto foi implantado em 45 cidades paulistas – a meta é estender atendimento a mais 190 municípios nos próximos dois anos.

Na consulta, são ofertados os exames para sífilis e HIV, além de aconselhamento para a prevenção de DST (doença sexualmente transmissível), informando sobre as possibilidades de risco e práticas sexuais seguras. Na sequência, é agendada nova consulta, para entrega dos resultados e aconselhamento pós-teste, além de orientações necessárias com relação à saúde dos pais e do bebê.

“Uma vez confirmada a gravidez, a gestante é acolhida pelo serviço de saúde. Simultaneamente, a unidade convida o parceiro da gestante para um atendimento individual”, explica Ivone de Paula, gerente da área de prevenção do Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids em São Paulo.

Um dos maiores entraves para a eliminação da sífilis congênita é a dificuldade de tratar os parceiros sexuais das mulheres grávidas que têm a doença, afirma a secretaria. A doença pode causar aborto, má formação ou morte do bebê, além de sequelas como cegueira, surdez e deficiência mental. As consultas do “pré-natal do homem” ocorrem nos serviços públicos que já fazem o atendimento do pré-natal feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário