sexta-feira, 31 de agosto de 2012

GRAVIDEZ TARDIA PODE PROTEGER MULHER DO CÂNCER DE ENDOMÉTRIO...


FONTE: Nicholas Bakalar, The New York Times (noticias.uol.com.br).

Quanto maior a idade da gestante ao dar à luz, menor é seu risco de contrair câncer de endométrio, relata um novo estudo.

Liderada por V. Wendy Setiawan, professora assistente de medicina preventiva da Universidade do Sul da Califórnia, uma equipe de pesquisadores reuniu dados de 17 estudos, que incluíam 8.671 casos de câncer de endométrio e 16.562 mulheres de grupos de controle. Após levar em conta os riscos conhecidos, os pesquisadores descobriram que o risco de câncer de endométrio diminuía 44% nas gestantes que tiveram o último filho após os 40 anos, em comparação com as gestantes que tiveram filhos antes dos 25 anos.

Mesmo em idade mais avançada, o risco continuava menor nas gestantes que deram à luz depois dos 40. Aos 70 anos, a probabilidade de essas mulheres terem câncer de endométrio continuava 33% menor que a das mulheres que deram à luz antes de completar 25 anos.

As razões da descoberta, publicada na semana retrasada no periódico The American Journal of Epidemiology, não estão claras. Em primeiro lugar, é possível que as mulheres que conseguem engravidar em idade mais avançada possuam um endométrio mais saudável, ou, que a gravidez possibilite à mulher descartar células pré-cancerosas, mais propensas a aparecer com o avanço da idade.

"Existe algum mecanismo protetor aqui, ao menos para este tipo de câncer", afirmou Setiawan. "Logo que descobrirmos o que é esse mecanismo, poderemos entender como ele se desenvolve, e tentar prevenir a doença."

Nenhum comentário:

Postar um comentário