segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

ACESSÓRIOS QUE AJUDAM A CONTROLAR O PESO...


FONTE: FARHAD MANJOO, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).
  Quando eu recebi o resultado de um exame de colesterol de rotina neste verão, tive a certeza de que havia algum engano. Eu sou jovem e saudável -pelo menos era o que imaginava. Também faço exercícios, e a maioria das pessoas me descreveria como magro.

Além disso, faço uma dieta nutritiva. Então, por que meus níveis de lipoproteínas de baixa densidade (também conhecidas como colesterol "ruim") ultrapassam meu QI?

Segundo meu médico, meus genes me predispunham à síndrome metabólica. Como meus antepassados, eu estava em um caminho rápido para a doença cardíaca e o diabetes. Meu médico me mandou reduzir o consumo de carboidratos e encontrar um plano de exercícios mais intenso. Eu raramente havia monitorado o que comia e quanto exercício fazia. Não tinha ideia de como lidar com essa logística.

É claro que existem apps para isso. Comecei a vasculhar o mercado em busca de dispositivos e programas para me ajudar. Encontrei dois tipos de tecnologias: monitores de exercícios que acompanham a atividade física, e apps para controlar a dieta.

Experimentei quatro equipamentos de ponta para exercícios: o FuelBand (US$ 149), da Nike, o Fitbit One (US$ 99,95), o Up (US$ 129,99), da Jawbone, e a faixa para o braço sem fio FIT (US$ 149), da BodyMedia. Também comprei um podômetro, o Omron HJ-720ITC, que encontrei por US$ 31.

Todos esses equipamentos funcionam de maneira semelhante. Você os prende ao corpo (o FuelBand e o Up no pulso, o FIT na parte superior do braço e o Fitbit e o podômetro Omron podem ser colocados em um bolso ou presos a um cinto). Conforme você se movimenta, os equipamentos medem sua atividade. Cada um deles tinha defeitos importantes. O Up e o FuelBand não se encaixavam bem em meu punho. Eles batiam na mesa enquanto eu digitava e, em outros momentos, escorregavam de modo desconfortável (ambos são à prova d'água).

O FIT, da BodyMedia, tem mais ou menos o tamanho de um relógio de pulso masculino grande. Posicionado contra a pele ao redor do braço, é desajeitado.

O podômetro e o Fitbit eram mais fáceis de usar, eu quase não os percebia enfiados no meu bolso. Mas, como não são "usáveis", muitas vezes os esquecia na minha mesa de cabeceira.

Entre essas vastas ofertas, eu achei o Fitbit e o barato Omron os melhores. O Fitbit é um pedaço de plástico mais ou menos do tamanho de um pen drive USB. Seu software, disponível para Mac ou PC, assim como para equipamentos com iOS ou Android, é simples de aprender e oferece muitos gráficos e estatísticas para acompanhar seu progresso. O mais útil é um gráfico de sua atividade ao longo do dia: você pode ver quantas calorias queimou e modificar seu comportamento.

A melhor coisa no Fitbit é sua capacidade de sincronização sem fio. Ele vem com um receptor que se conecta à porta USB do computador. Quando você coloca o Fitbit perto, ele transfere os dados, sem necessidade de acoplamento. Ele também sincroniza com seu telefone pelo Bluetooth.

O Omron, em comparação, não tem sincronização sem fio e seu software opcional é bem básico. Mas a simplicidade é sua beleza. Basta ligá-lo e deixá-lo em seu bolso. No final do dia, ele mostrará uma única estatística: quantos passos você deu. O Omron não promete o mundo, mas fornece informação suficiente para mantê-lo saudável.

Todos esses equipamentos facilitaram o acompanhamento de minhas atividades, mas pouco ajudaram no monitoramento de minha dieta. O Up, o Fitbit e o FIT incluem opções de registro de alimentos em seu software, mas eu os achei um pouco lentos. O problema de rastrear a comida é que você come muito, então precisa de algo que trabalhe rápido para acrescentar os vários itens que você consome ao longo do dia.

Experimentei alguns programas que prometiam maravilhas, incluindo o FitDay e o Lose It!. Mas um deles ficou muito acima dos demais: o My Fitness Pal, um aplicativo gratuito que conta as calorias e funciona na web, assim como em equipamentos com iOS, Androids, BlackBerry e Windows Phone. O My Fitness Pal permite acrescentar muitos alimentos ao mesmo tempo e lembra os meus preferidos, para que eu possa adicioná-los com um toque.

Mas a melhor função do My Fitness Pal é seu banco de dados. Ele tem informações sobre quase qualquer coisa que pode ser comprada em um supermercado e até em muitos restaurantes. Se ele não tem um artigo, permite que você grave sua própria receita. Por exemplo, você pode digitar os ingredientes da torta de maçã da sua mãe, e ele vai calcular quantos centímetros serão acrescentados a sua cintura por fatia.

Combine todas essas características e você terá um app que torna a dieta menos difícil. Com o My Fitness Pal, eu consigo registrar as refeições de um dia em apenas um ou dois minutos.

Por enquanto, acompanhar sua dieta com o My Fitness Pal é a melhor opção depois de comer qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário