quarta-feira, 8 de maio de 2013

ATENÇÃO COM O QUE DEIXAR NO CARRO...


FONTE: Silvana Blesa, TRIBUNA DA BAHIA.

Em tempos em que a criminalidade ganha proporções e principalmente, os roubos de objetos deixados à mostra em veículos, é preciso que os motoristas colaborem para impedir esse tipo de delito. Bolsas, notebooks, som, envelopes, mochilas e celulares são os itens que mais chamam a atenção dos ladrões.

Os especialistas alertam os motoristas para não facilitarem com pertences em veículos. Na Rua Piauí, na Pituba, vários carros tem os vidros quebrados por ladrões em busca de objetos que os motoristas deixam à mostra. “Eu já presenciei diversos furtos na proximidade da Lagoa dos Patos e também na frente dos prédios. Vejo muitos motoristas saírem dos carros e deixam bolsa ou o som do veículo à vista. Parece que os marginais farejam e não demoram, eles aparecem e quebram o vidro com rapidez e roubam os pertences”, relatou Sílvia Costa, moradora da Rua Piaui.

“A gente vive com tanta violência que mesmo quando estou com o carro em movimento, eu costumo esconder a minha bolsa e não deixo o celular à mostra. Pois aqueles meninos que ficam nas sinaleiras pedindo dinheiro ou fingindo que estão lavando os vidros dos carros, eles aparecem rápido, olhando para dentro do veículo e já vi muitos assaltos, devido o vacilo dos motoristas”, ressaltou a estudante de fisioterapia, Tina Cardoso.

Ela ainda acrescentou que uma cliente dela teve a bolsa roubada, depois de ter deixado o pertence em cima do banco do carona. Conforme a estudante, para dificultar ser assaltada, ela colocou película escura no seu veículo para impedir que os ladrões vejam quem está ao volante. “Geralmente, mulher é presa fácil no transito. Eu escureci os vidros, justamente para impedir de ser reconhecida no transito”, relatou.

O delegado Nilton Tormes, titular da 16ª delegacia da Pituba, faz um alerta para os motoristas se protegerem de frequentes roubos. A primeira recomendação do delegado é recomendar a película em veículos, uma vez que os vidros escuros impedem a visão interna do veículo, inibindo um pouco a ação dos criminosos, que não conseguem identificar o sexo da vítima, seu porte físico e se há objetos interessantes para serem furtados.

A recomendação da mala do carro.

”O que os olhos não veem o coração não sente. Os motoristas precisam redobrar a cautela para não serem alvos dos ladrões. Quando a pessoa está no carro, evitar deixar um envelope, uma sacola de mercado, pois tudo isso acaba chamando atenção dos ladrões. Eles não sabem o que tem ali dentro e por isso, acabam quebrando o vidro para roubar o obejeto. A recomendação é que os motoristas e principalmente as mulheres, guardem seus pertences na mala do carro”, relatou o delegado.

Quando ao som do veículo, Nilton Tormes ressaltou que os motoristas precisam tirar a frente do som, ao sair do carro e guardar em um local não visível. Outros cuidados apontados pelo delegado são para as mulheres evitarem bolsas muito grandes, onde acabam levando muita coisa dentro e atraem a cobiça dos marginais.

“Tem mulher que sai de casa ostentando muito luxo, com relógios e assessórios que chamam atenção dos ladrões. Elas também precisam tomar mais cuidado quando entrar no carro e não fica perdendo tempo se olhando no espelho, retocando maquiagem, cutucando a bolsa, tudo isso, gera displicência e é nessa hora que os bandidos aproveitam para agir”, concluiu o delegado alertando para os motoristas estacionarem os carros em locais movimentados e iluminado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário