sexta-feira, 3 de maio de 2013

PAULINHO CAMAFEU PRECISA DE AJUDA...


FONTE: Hieros Vasconcelos Rego, TRIBUNA DA BAHIA.

     
Apesar de ter recebido alta na última segunda-feira do Hospital Roberto Santos, o cantor e compositor Paulinho Camafeu, um dos precursores da axé music ao lado de Luiz Caldas, continua em situação delicada. Ele luta há dois anos contra as consequências da diabetes e amputou um dos dedos do pé em fevereiro deste ano, quando foi hospitalizado.

Camafeu é autor de dezenas de músicas regravadas por famosos como Gilberto Gil, Caetano Veloso e o Grupo Ilê Aiyê. Entre suas principais canções está “Que Bloco É Esse”, que ganhou em 2012 novos arranjos do cantor e compositor paulista Criolo, em parceria com o Ilê Aiyê.

Com o cantor Luiz Caldas, ele teve a ideia de juntar o frevo elétrico dos trios e o ijexá, de onde surgiu o sucesso "Fricote" ("Nega do Cabelo Duro"), canção que deu início à era da axé music em meados de 1980. Carlinhos Brown e o grupo Timbalada também fizeram sucesso nos carnavais baianos com a música “Vale” ("Eu quero um vale, eu quero um vale"), de autoria de Paulinho Camafeu.

Dificuldades.

Devido às dificuldades financeiras, os familiares de Camafeu têm recorrido à ajuda dos amigos. Diariamente, a família precisa pagar duas auxiliares de enfermagem, cujas diárias são de R$ 120. Têm ajudado mensalmente o músico Luiz Caldas, os jornalistas Wanda Chase e Osmar Martins, além da Fundação de Neurologia, que tem dado o apoio neurológico.

Amigo de longa data da família, o fotógrafo Geraldo Badá comenta que Paulinho, apesar de fragilizado, se comunica com as pessoas e está esperançoso. “Ele não tem renda, tem uma loja no Mercado Modelo que está alugada. Os amigos têm dado uma força, principalmente Vovô do Ilê, Brown”, diz. Segundo Badá, Luiz Caldas se prontificou a realizar um show beneficente para Camafeu. A reportagem tentou entrar em contato com Luiz, sem êxito.

No entanto, Badá garante que amigos produzirão um show gratuito em homenagem ao cantor no Mercado do Peixe, no Rio vermelho. “Para relembrarmos a importância desse músico para a história do Carnaval baiano. O que achei curioso é que foram poucos os cantores de axé que se solidarizam com Paulinho”, afirma Geraldo Badá.

O neurologista Antônio Andrade, que acompanhou o músico durante internação no Hospital Roberto Santos, afirmou que com uma alimentação adequada, aliada ao controle da hipertensão, Camafeu pode estabilizar seu quadro de saúde. “Ele teve um acometimento dos nervos periféricos, chamado neuropatia diabética. Ele não se alimentava com regularidade, mas quando começar um novo tratamento poderá ter um controle efetivo do seu estado de saúde”, informa Andrade.

Prestígio – No livro “Carnaval Ijexá”, do escritor e historiador baiano Antônio Risério, o cantor Gilberto Gil comenta ter conhecido Paulinho Camafeu em um momento emocionante. Segundo Gil, com apenas um pandeiro em mãos, Camafeu arrastava uma multidão na Avenida.

Para quem quiser ajudar o cantor e compositor Paulinho Camafeu, familiares deixaram disponível a conta poupança 0085885-6 (Operação 013), agência 618, da Caixa Econômica Federal. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato com Geraldo Badá através do telefone (71) 9269-2859 e 9681-1064.

A doença é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina, substância produzida pelo pâncreas e responsável pela manutenção do metabolismo da glicose. Ainda não tem cura, mas pode ser controlada com o uso de medicamentos e uma dieta alimentar adequada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário