sexta-feira, 2 de agosto de 2013

GRIPE SUÍNA TEM 15 CASOS NA BAHIA...

FONTE: Hieros Vasconcelos Rego, TRIBUNA DA BAHIA.

Uma grávida com poucos meses de gestação foi internada com Gripe A (Influenza H1N1), na última quarta-feira, no hospital do município de Eunápolis, a cerca de 650 quilômetros de Salvador. A informação é da Secretaria de Saúde de Eunápolis. A doença foi confirmada pelo Laboratório Central, na capital baiana. Este ano, no estado da Bahia, foram registrados 15 casos de gripe A, sendo nove em Salvador. Duas mortes foram confirmadas. O número de casos da doença  até julho deste ano já representa quase o total de 2012, quando foram registrados 16 casos, sem morte.  Em 2011 houve apenas um caso, sem óbito, enquanto no ano de 2010 foram sete casos, também sem óbito.
O auge da doença se deu em 2009, quando a Sesab registrou 504 casos e 22 mortes em todo o estado. Com vacinação em massa os números reduziram.

O secretário de saúde do município de Eunápolis, Mário Gontijo, afirmou que a paciente grávida encontra-se bem, e não corre graves riscos. Segundo ele, os familiares dela estão sendo observados e receberão medicamentos caso apresentem sintomas da doença.  Gontijo informou ainda que o município vacinou 90% do público alvo da Influenza H1N1 este ano, mais do que a meta estabelecida pelo Ministério Público, que é de 80%.
De acordo com o infectologista David Uip, de São Paulo, fazem parte do grupo de risco pessoas cardiopatas, obesas, diabéticas e grávidas. Na Bahia e em Salvador o número de casos não deve causar pânico. Enquanto foram registrados no estado apenas 15 casos e duas mortes, em São Paulo, por exemplo, já são, até o mês de julho 327 mortes, contra 73 durante o ano de 2012. No Ceará nove mortes foram registradas.
GRIPE A H1N1 - Conhecida também como gripe suína, trata-se de uma doença respiratória aguda transmitida de pessoa a pessoa por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias de pessoas infectadas. Os sintomas da gripe são febre alta repentina, maior que 38°C, e tosse, acompanhadas ou não de dores de cabeça, musculares, nas articulações ou dificuldade respiratória. 


Como forma de prevenção do contágio, o Ministério da Saúde recomenda não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal; lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar; e, ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca com um lenço descartável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário