sábado, 3 de agosto de 2013

MEDICAMENTOS PARA DEMÊNCIA PODEM BENEFICIAR O CORAÇÃO...

FONTE: The New York Times (noticias.uol.com.br).


Um novo estudo observacional sugere que os medicamentos comumente usados para tratar a doença de Alzheimer podem ter outro benefício: prevenir ataques cardíacos e morte prematura.
Pesquisadores suecos analisaram registros de 7.073 pacientes com alzheimer que tomam inibidores da colinesterase (Aricept, Exelon, Reminyl e outras marcas). Em uma média de aproximadamente 17 meses de acompanhamento, 831 dos pacientes tiveram um ataque cardíaco ou morreram.

Após o ajuste para variáveis como sexo, idade, doença cardiovascular prévia, medicamentos adicionais prescritos e outros fatores, os pesquisadores descobriram que tomar inibidores da colinesterase reduziu a taxa de mortalidade e a taxa de ataque cardíaco em cerca de 35%. Além disso, o risco diminuiu ainda mais com o aumento da dosagem. O estudo foi publicado no periódico The European Heart Journal.

Os autores enfatizam que só um ensaio clínico pode provar se há uma relação causal, mas sugerem diversas possíveis razões para o efeito, incluindo as propriedades anti-inflamatórias dos inibidores da colinesterase.

"É muito interessante que essas drogas possuam esses efeitos potencialmente benéficos", disse o autor do estudo, Peter Nordstrom, professor de geriatria da Universidade de Umea. "Mas eu não diria às pessoas para tomarem esses medicamentos para prevenir ataques cardíacos. Esta é apenas uma associação, e não podemos recomendá-los para a prevenção de doenças cardiovasculares."

Nenhum comentário:

Postar um comentário