terça-feira, 13 de agosto de 2013

VEJA A PROGRAMAÇÃO DA PARADA GAY...

FONTE: Rayllana Lima, TRIBUNA DA BAHIA.

Representantes do Grupo Gay da Bahia (GGB) e do Governo do Estado reuniram-se no Centro de Convenções durante a tarde de segunda-feira (12/8) (12) para apresentar a programação da II Semana da Diversidade. O evento terá como ponto alto a 12ª Parada Gay que encerrará a Semana da Diversidade em Salvador.

Tendo como tema “Somos milhões: estamos em todos os lugares”, seminários, corrida esportiva, festival de cinema, feira de artesanato e artes em geral, apresentações de transformistas e seminários de conscientização e combate à homofobia estão programados para a II Semana da Diversidade que acontecerá de 2 a 8 do próximo e deve reunir cerca de 500 pessoas ao longo de toda a semana.

O Festival de Cinema acontecerá na Biblioteca Pública do Estado, nos Barris, com cerca de 25 filmes da mostra competitiva do Mix Brasil, entre curtas, médias e longas-metragens. Os seminários contarão com a participação da ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, e do ex-ministro da Saúde, José Gomes Temporão.
Já a 2ª Feira da Diversidade LGBT que ocorrerá no dia 6 de setembro das 9h às 17h no coreto do boêmio bairro Dois de Julho terá serviços e informações para a população LGBT além das mais de 20 barracas. A feira contará também com shows da cantora Claudia Costa e da banda Cortejo Afro.

Todo o evento é organizado pelo Bahiatursa e o Grupo Gay da Bahia (GGB) e conta com o apoio das secretarias estaduais da Cultura (Secult), Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Secretaria e Comunicação Social (Secom), Secretaria da Saúde (Sesab), Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), além da Prefeitura de Salvador.
O presidente da GGB, Marcelo Cerqueira, afirma que A II Semana da Diversidade é um grito necessário para a igualdade. “A Bahia é campeã em assassinatos de homossexuais, isso não pode continuar”, ressaltou. Marcelo afirma ainda que, além de ser um evento para conscientizar a população, atrairá muitos turistas. “Ao mesmo tempo em que mantemos a ação de reivindicação, chamamos as pessoas para a reeducação do olhar através de atividades aprazíveis para a população.”
O secretário Elias Sampaio, da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia (Sepromi), que também esteve no Centro de Convenções para a divulgação da programação da II Semana da Diversidade, alertou para a ampliação do conceito de diversidade que será discutido durante o evento. “Temos que aproveitar esse evento para chamar também a questão do preconceito racial. Promover discussões sobre a diversidade racial e sobre grande parte dos gays assassinados serem negros.
Já a vereadora Olívia Santana, que integra o Fórum das Mulheres Negras e o Conselho de Promoção da Igualdade Racial, além de chamar para a diversidade racial reforçou o convite para que não apenas os discriminados lutem pela causa, mas também os que simpatizam com a questão. “A luta pela igualdade não deve partir apenas de quem sofre discriminação. Todos têm de participar dessa luta. O preconceito, seja ele qual for, tem que ser combatido diariamente”, frisou.

Universo LGBT é 6% de consumidores.
Nos últimos dois anos, os órgãos estaduais de turismo têm desenvolvido diversas ações relacionadas à diversidade em Salvador, que é considerada uma cidade gay-friendly, se destacando nesse segmento por proporcionar ambientes democráticos, respeito à diversidade, vida noturna movimentada, muita arte, cultura e privacidade. Para o secretário do Turismo, Domingos Leonelli, o evento contribui significativamente para o calendário turístico de Salvador. “A Semana da Diversidade se tornará uma referência no médio prazo. Além disso, a comunidade LGBT é um público que, além de consumir até quatro vezes mais que um turista convencional de lazer, ele independe da alta estação” afirma Leonelli.
Segundo dados apresentados pela Associação Brasileira de Turismo para Gays, Lésbicas e Simpatizantes (Abrat-GLS), o universo LGBT representa 6% dos consumidores brasileiros, e o perfil do público formado por lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros tem um gasto médio quatro vezes maior que o turista convencional de lazer.

12ª Parada Gay.
A Parada Gay da Bahia é uma das mais concorridas do Brasil. Após o Carnaval, é o maior evento de Salvador. Também sob o tema “Somos milhões: estamos em todos os lugares”, a 12ª Parada Gay contará com 12 atrações musicais que vão do samba à axé-music, passando também pela música eletrônica.

As atrações serão divididas entre palcos, trios elétricos e praças do centro de cidade. A festa acontecerá no dia 8 de setembro e será o encerramento da II Semana da Diversidade. Atrações já confirmadas: J. Veloso, Cabeça de Nós Todos, Samba Maria, Marcela Bellas, Claúdia Costa, Cortejo Afro, Aloísio Menezes, Bailinho de Quinta, Carla Cristina, Gabriel Póvoas, Afro Jhow e Sine Calmon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário