segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

PROBLEMAS TÉCNICOS...

Quero pedir desculpas aos leitores (as) e amigos (as) deste espaço que por motivos técnicos estamos 

sem realizar postagens desde o último dia 3 do mês em curso (fevereiro). Estaremos retornando se 

DEUS assim nos permitir a partir do próximo dia 12.03.18

Conto com a compreensão de todos.

Abraços,

INNALDO SARDINHA


sábado, 3 de fevereiro de 2018

FONTE DA ANSIEDADE É REVELADA. E POSSÍVEL NOVO TRATAMENTO TAMBÉM...

FONTE:, Giovana Feix, https://www.msn.com


Há boas notícias para os quase 10% da população brasileira que sofrem com a ansiedade: cientistas americanos acabam de fazer uma descoberta essencial para possibilitar a invenção de novos (e bem eficazes) tratamentos para esse transtorno psíquico. Eles encontraram, em animais, o lugar exato do cérebro em que esse problema tem início.

Pesquisadores das universidades da Califórnia e Columbia analisaram a atividade cerebral de ratos enquanto percorriam um circuito criado especialmente para a experiência. Nesse trajeto, alguns caminhos levavam a espaços abertos ou plataformas mais elevadas de propósito, já que esses ambientes são conhecidos por gerar ansiedade nos animais – ora, situações assim aumentam a vulnerabilidade a predadores. Quando os roedores chegavam a esses locais, os cientistas podiam observar uma atividade mais intensa em um tipo específico de neurônio, situado no hipocampo. Seria a “célula da ansiedade”.

Mas como reverter o quadro? Pois os estudiosos investigaram isso também. Eles perceberam que dava para controlar a atividade desses neurônios com o uso de um estímulo luminoso na região. A tecnologia usada para isso vem de uma área da ciência chamada de optogenética, e alia luz, genética e bioengenharia para atuar em células específicas.

O melhor de tudo: devido à relativa semelhança entre o nosso cérebro e o dos ratos, a hipótese dos cientistas é de que a dinâmica observada neles esteja presente também em nós. Isso abriria alas para pesquisas inéditas sobre a influência dessa mesma cutucada luminosa em nossa mente e, portanto, contribuiria para a criação de novos tratamentos para ansiedade.


A notícia é especialmente bem-vinda em um lugar como o Brasil que, segundo dados divulgados no ano passado pela Organização Mundial da Saúde, é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade do mundo inteiro.

GUARANI FAZ GOL DURANTE HOMENAGEM PRESTADA A GOLEIRO MORTO EM ACIDENTE...

FONTE: UOL Esporte, http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br


Uma coincidência das mais emocionantes aconteceu na partida entre Guarani e Batatais, em jogo válido pela Série A2 do Campeonato Paulista. Em seu primeiro jogo depois da morte do goleiro Wallace, que veio a óbito em acidente de carro no último sábado (27), o clube de Campinas organizou um aplauso coletivo no Estádio Brinco de Ouro da Princesa no minuto 12, em referência ao número da camisa usada pelo jogador.

Enquanto os reservas e a torcida faziam a homenagem a Wallace, o Guarani deixou a festa ainda mais bonita ao abrir o placar justamente aos 12 minutos de partida. O gol da equipe foi marcado foi por Rondinelly após desvio do atacante Bruno Mendes. A equipe bugrina venceu o Batatais por 3 a 2.

O ‘aplaudaço’ não foi a única homenagem prestada a Wallace. Antes do início da partida, os jogadores da equipe de Campinas entraram em campo vestindo a camisa do atleta, que atuava com o número 12.


A numeração foi inclusive aposentada pela diretoria bugrina até o fim da competição.

IGREJA CENÁRIO DO FILME PAGADOR DE PROMESSAS SERÁ REABERTA...



O templo ficou 16 anos fechado e foi inteiramente restaurado.


Após passar 16 anos fechada a Igreja Santíssimo Sacramento da Rua do Passo, no Pelourinho, será reaberta na segunda-feira (5). O templo ficou conhecido mundialmente depois de ser usado como cenário para o filme O Pagador de Promessas, em 1962, de Dias Gomes.
Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a igreja foi completamente restaurada, no âmbito do PAC Cidades Históricas, no período de três anos e meio, e custou mais de R$ 11 milhões.
Foram recuperados os bens móveis, móveis e integrados, e a imaginária da Arte Sacra. As estruturas de madeira dos altares mor e colaterais foram readequadas, além de feita a análise das trincas e rachaduras do altar-mor. Para evitar o deslocamento do solo, foram colocados 22 tirantes de aço para sustentar o templo.
Os azulejos do século XVIII, pintados à mão, e as imagens sacras foram restaurados um a um. De acordo com o Iphan, o tom azul original das portas foi encontrado embaixo de sete camadas de tinta e até os 55 degraus da escadaria, cenário principal do filme foi reformada.
Uma das torres da igreja recebeu um novo sino, enquanto o que ficava na segunda torre passou por limpeza e manutenção. A instalação elétrica foi substituída e os túmulos que se encontram no templo também foram reformados.
A Igreja do Santíssimo Sacramento da Rua do Passo foi construída em 1736, para ser matriz da freguesia criada 18 anos antes. O templo foi levantado em alvenaria de pedra e tijolos, possui subsolo (ossuário), térreo (capela-mor e sacristia) e pavimento superior (tribunas e coro). O interior da igreja tem o estilo neoclássico, destacando-se a pintura do teto, de autoria imprecisa, em perspectiva ilusionista barroca, de origem italiana.

A cerimônia de inauguração será às 18h e contará com as presenças do Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, do bispo auxiliar, Dom Estevam dos Santos Silva Filho, do ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, da presidente do Iphan, Kátia Bogéa, do superintendente do Iphan, Bruno Tavares, além de representantes da prefeitura e do Governo do Estado.

ANOS APÓS PERDER PESO, SEUS HORMÔNIOS AINDA PODEM FAZER VOCÊ COMER MAIS...

FONTE: Do VivaBem, https://vivabem.uol.com.br

Quem já perdeu peso sabe: não é só durante o processo de emagrecimento que é preciso tomar cuidado com o que você come, mas depois também. E a culpa não é daquela pizza, mas sim de seus hormônios.

Um estudo publicado no periódico American Journal of Physiology, Endocrinology and Metabolism mostrou que as mudanças na química do corpo dois anos após o emagrecimento podem ter um impacto sobre o desejo do indivíduo voltar a comer como antes ou até mais.

Para o experimento, pesquisadores da Noruega e da Dinamarca analisaram a aptidão física, o IMC (Índice de Massa Corporal), as concentrações hormonais e os níveis de fome de 35 adultos, durante dois anos.

No início, os voluntários eram gravemente obesos e passaram por um rigoroso programa de emagrecimento, que envolvia dieta com restrição de calorias, exercícios e terapia. Em três semanas eles já haviam mudado completamente seus hábitos.

Dois anos depois, os participantes perderam quantidades significativas de peso e apresentaram melhor aptidão cardiovascular. Mas seus hormônios e sensações de saciedade e fome só aumentaram.

Se no começo os voluntários se sentiam mais satisfeitos e perdiam a fome, um ano depois tudo mudou. As pessoas sentiam mais fome e mais desejo de comer. Segundo os pesquisadores, os participantes relataram essas sensações por mais um ano.


O verdadeiro vilão.

Essas sensações de fome aumentaram em conjunto com os níveis de um hormônio chamado grelina. Enquanto isso, as taxas de um hormônio chamado peptídeo YY, relacionado ao controle do apetite, permaneceram estáveis após a quarta semana, não encolhendo, mas também não aumentando.
O estudo não explicou sobre os mecanismos exatos por trás dessas mudanças hormonais, e os pesquisadores admitem em seu relatório que eles não têm informações suficientes para comentar sobre o balanço energético dos participantes quando as medidas foram tomadas.


Mas a pesquisa mostra como perder peso nem sempre é um caso simples que demanda apenas bons hábitos à mesa. Para muitos com sobrepeso e obesidade que querem emagrecer, não basta apenas reunir força de vontade e comer porções menores e saudáveis.

INSS VAI LIBERAR APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO PELA INTERNET...


Atualmente, o reconhecimento destes benefícios não é automático.


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai facilitar a concessão da aposentadoria por tempo de contribuição. Apesar de não ter anunciado data, o órgão informou que a partir da segunda quinzena deste mês os segurados não precisarão mais se deslocar até uma agência do INSS para dar entrada no pedido de aposentadoria.
O requerimento poderá ser feito pela internet ou pelo telefone da Previdência (135). Desde setembro, a aposentadoria por idade, dos segurados urbanos, já é concedida de forma automática. E, a partir da segunda quinzena de fevereiro, outros serviços também poderão ser realizados dessa forma, incluindo ainda o salário-maternidade.

Atualmente, o reconhecimento destes benefícios não é automático – o segurado precisa agendar o pedido pela internet e se dirigir até uma agência da Previdência Social para dar entrada no requerimento. Pelas regras atuais, são exigidos 35 anos de contribuição (homem) e 30 anos (mulher) para ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição.

ACUPUNTURA AJUDA A EMAGRECER?...

FONTE: *** Ana Carolina Nunes, Colaboração para o VivaBem, http://vivabem.uol.com.br



Hoje, a obesidade é considerada um grande problema de saúde pública, pois está associada a doenças como diabetes, colesterol, pressão alta e até câncer. A dupla alimentação saudável e atividade física certamente é a mais eficiente para quem quer se livrar do excesso de peso. Porém, frequentemente nos deparamos com táticas que dizem ajudar na luta contra a balança. Entre elas está a acupuntura, técnica milenar da medicina chinesa que muitas pessoas estariam utilizando para esse fim. 

Fazer acupuntura é eficiente para perder peso?

Ainda não há estudos realizados com metodologia científica que comprovem que a acupuntura ajuda a emagrecer ou interfere de alguma maneira na queima de gordura. No entanto, alguns médicos defendem que investir na técnica pode ser uma boa para quem luta contra a obesidade. Motivo: o tratamento pode minimizar desequilíbrios emocionais que interferem nos hábitos alimentares e dificultam o emagrecimento

A acupuntura ajuda você a comer melhor?

Está comprovado que o estresse e a ansiedade podem contribuir para o ganho de peso, pois desenvolvem compulsões e compensações que interferem na escolha racional dos alimentos. Explicando de maneira simples, isso significa que a tensão e as angústias do dia a dia fazem com que você muitas vezes busque conforto em comidas que trazem prazer (calóricas). A acupuntura ajudaria na medida que melhora o estado emocional e o humor. Isso pode inibir compulsões alimentares e evitar que você sabote frequentemente a dieta. 


*** Fontes:  Walmir Coutinho, médico endocrinologista e diretor do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM); Marcia Yamamura, chefe do ambulatório de Acupuntura da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp).

DUAS CRIANÇAS MORREM EM ACIDENTE COM ÔNIBUS DO COLO-COLO...


Veículo transportava garotos de uma escolinha do time chileno que seguiam para o Paraguai.


Três pessoas morreram, sendo duas crianças, após um acidente com o ônibus de uma escolinha do Colo-Colo, do Chile. O acidente aconteceu na sexta-feira (2), em Mendoza, na Argentina. A equipe seguia para o Paraguai.
De acordo com relatos, o ônibus que levava os garotos bateu em outro e capotou. Além dos três mortos, 12 pessoas ficaram gravemente feridas, enquanto outras 17 sofreram lesões mais leves e foram atendidas em hospitais em Mendoza e Uspallata. Entre as vítimas fatais estão um adulto e dois atletas do time.
Em nota, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) lamentou a tragédia. Já a Federação de Futebol do Chile (ANFP) decretou luto no futebol chileno e informou que as partidas do campeonato nacional terão um minuto de silêncio na rodada do final de semana.

"A Conmebol lamenta profundamente a perda da vida de três integrantes da escola de futebol do Colo-Colo. Solidariza-se com familiares, com o clube e com a federação de futebol do Chile", disse a entidade.

JEJUM INTERMITENTE É O MELHOR MÉTODO PARA EMAGRECER?...

FONTE: *** Gabriela Ingrid, Do UOL, em São Paulo, http://vivabem.uol.com.br


Deborah Secco, Sabrina Sato, Juliana Paes. O que essas famosas têm em comum, além do corpo seco e definido? Todas elas passaram muitas horas sem se alimentar para alcançar a boa forma. Conhecida como jejum intermitente, essa prática caiu no gosto das celebridades atrás de perder peso em tempo recorde. Mas, apesar de indicado por muitos nutricionistas, o jejum também coleciona críticas e ressalvas.

Ele faz perder peso?

Para que exista emagrecimento, é necessário que o gasto de calorias supere sua ingestão. Com a adoção do jejum intermitente pode ocorrer uma redução de calorias diárias, o que favoreceria o emagrecimento. Mas, uma vez que a pessoa para de jejuar, o peso volta. O efeito sanfona é um conhecido de quem adota a prática.

Antonio Herbert Lancha Jr., professor da Escola de Educação Física e Esporte da USP e doutor em nutrição, lembra de um estudo publicado recentemente no periódico Jama (Journal of the American Medical Association). O trabalho analisou o efeito do jejum, inclusive no emagrecimento, e concluiu que o hábito não faz a pessoa perder mais gordura.

Queima músculo ou gordura?

Ao não receber energia dos alimentos, para se manter funcionando, o organismo busca seu combustível em reservas de glicose no fígado e nos músculos. A questão é que essas reservas acabam em 12 horas e, a partir daí, o corpo começa a perder massa muscular. Quando acompanhado por um profissional, ele ajustará a ingestão proteica na dieta, fornecendo o suporte nutricional necessário para evitar essa perda.

É ruim para a prática de exercício físico?

É preciso ter extremo cuidado para aliar o jejum ao exercício. O ideal seria que os períodos de jejum ao longo do dia estivessem distantes dos momentos reservados para a atividade física, já que essa dieta  prejudica a oferta de energia necessária para realizar  um exercício e mesmo para se recuperar depois dele. Além disso, por lógica, uma dieta muito restritiva ou de período prolongado acaba comprometendo a ingestão de alguns nutrientes, o que estimula a perda de massa magra --isto é, de musculatura.

O importante é tomar essa decisão com o auxílio de um profissional de saúde. Além disso, pela dificuldade em adotar essa prática, muitas pessoas desistem logo no início. Portanto, pense bem antes de seguir a dieta do momento.


*** Fontes: Antonio Herbert Lancha Jr., doutor em nutrição; Maria Edna de Melo, presidente do Departamento de Obesidade da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia); a nutricionista Patricia Davidson Haiat; Lara Natacci, nutricionista da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição) e Christian Cruz, nutricionista da clínica Equilibrium Consultoria.

GENÉTICA É QUE TORNA BEBÊ SUSCETÍVEL À MICROCEFALIA...

FONTE:http://leiamais.ba


Um conjunto de alterações genéticas é responsável por aumentar a suscetibilidade à doença.



Desde o início da epidemia de zika que assolou o Brasil em 2016, cientistas tentam encontrar uma explicação para o fato de que nem todas as gestantes infectadas pelo vírus têm bebês com microcefalia e outros problemas neurológicos.
Agora, um novo estudo feito com bebês gêmeos finalmente trouxe uma resposta: um conjunto de alterações genéticas é responsável por aumentar a suscetibilidade de alguns bebês às consequências neurológicas da infecção.

Segundo os autores da pesquisa, de 6% a 12% das gestantes infectadas pelo vírus da zika terão bebês com problemas neurológicos. O estudo, liderado pela geneticista Mayana Zatz, do Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da Universidade de São Paulo (USP), foi publicado ontem na revista Nature Communications.

Embora o estudo tenha confirmado a existência de um componente genético, a suscetibilidade aos impactos neurológicos do vírus não é explicada pela ação de um único gene, mas por diferenças que envolvem a expressão de 64 genes diferentes.
A pesquisa também concluiu que a maior parte desses genes com expressão modificada tem envolvimento no crescimento e na morte celular e na diferenciação das células cerebrais durante o desenvolvimento do feto.

De acordo com Mayana, no futuro, a descoberta de um componente genético poderá ajudar a identificar pais com risco de terem filhos com os padrões genéticos associados a uma propensão à microcefalia, que poderiam ser priorizados em uma futura campanha de vacinação.
"O fato de o bebê ter esses fatores de suscetibilidade genética não significa que ele terá microcefalia, a menos que seja infectado pelo vírus da zika. É possível fazer um paralelo com a diabete: a pessoa pode ter uma propensão, mas só desenvolverá a doença se consumir muito açúcar, se tiver excesso de peso e assim por diante", diz Mayana

A pesquisa foi feita com gêmeos, segundo Mayana, porque eles fornecem informações preciosas para responder se uma determinada condição tem causas ambientais ou genéticas. Durante a epidemia foram identificados casos de gêmeos discordantes - em que apenas um nasceu com microcefalia.
Esse fato, explica a cientista, levou os pesquisadores a levantarem a hipótese - agora confirmada - de que a microcefalia decorrente da zika poderia ser consequência de predisposição genética.

"Os gêmeos são a amostra ideal para provar isso. Se estudássemos bebês com mães diferentes nunca saberíamos se elas haviam sido expostas às mesmas condições, se tinham cargas virais iguais, ou se teriam sido submetidas a infecções cruzadas de outros vírus. Ao estudar os gêmeos, temos crianças com a mesma carga viral, a mesma linhagem do vírus e assim por diante", afirma Mayana.

O estudo.
Em 2016, foram examinados 91 bebês com zika congênita, sendo nove pares de gêmeos. Entre os gêmeos, dois eram idênticos e ambos haviam sido afetados. Os outros sete pares não tinham os mesmos componentes genéticos - em um par, os irmãos haviam sido afetados; os outros eram discordantes.

Os cientistas coletaram amostras de sangue de gêmeos discordantes, e essas células foram reprogramadas para gerar células-tronco pluripotentes, que podem dar origem a qualquer tipo de tecido. Assim, foi criada uma linhagem de células progenitoras neurais, que dão origem a células do cérebro e de outras partes do sistema nervoso central. Essas amostras foram infectadas com o vírus, para reproduzir em laboratório o impacto do zika na hora da formação do cérebro dos bebês.

Em algumas amostras o vírus se reproduziu mais do que em outras, causando problemas neurológicos. Em seguida, cientistas analisaram toda a sequência de genes dos bebês e não encontraram um gene que, isoladamente, poderia determinar a suscetibilidade.

Por isso, passaram a estudar o RNA dos seis gêmeos, para verificar como os genes se expressam. Perceberam, então, diferenças em 64 genes nos bebês que haviam desenvolvido problemas neurológicos, confirmando a hipótese levantada inicialmente.

NACIONAL EXPULSA TORCEDORES QUE FIZERAM GESTOS DE AVIÃO PARA PROVOCAR A CHAPE...

FONTE:, EFE, https://www.msn.com

O Nacional do Uruguai expulsou de seu quadro de associados na sexta-feira (2) dois torcedores que durante a vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0, na última quarta, fizeram gestos zombando da tragédia aérea que matou quase todo elenco do clube catarinense, além de dirigentes, profissionais de imprensa e convidados em novembro de 2016, na Colômbia.

A diretoria do clube uruguaio informou em comunicado que os homens identificados como sócios de número 82.520 e 108.733 tiveram uma conduta "insensível" e "carente de todo sentido de dignidade humana".
O clube uruguaio destacou também que já está à disposição das autoridades os dados dos rapazes para que estes sejam proibidos de entrarem em estádios.
O Nacional venceu a Chape por 1 a 0 na Arena Condá há dois dias e jogará por um empate na volta, na próxima quarta, para se classificar para a última fase preliminar da Taça Libertadores.

Durante a partida em Chapecó, alguns torcedores dos visitantes, entre eles esses dois sócios, fizeram gestos obscenos e também movimentos que remetiam à queda do avião da LaMia há pouco mais de um ano, na Colômbia.

CIDADE EM ALAGOAS PROÍBE 'QUE TIRO FOI ESSE' NO CARNAVAL...


Além disso, músicas "impróprias" não podem ser tocadas na festa.


A prefeitura de Joaquim Gomes, cidade de Alagoas, proibiu o hit "Que tiro foi esse", da funkeira Jojo Todynho, de ser tocado durante as festas de Carnaval da cidade.
A Polícia Militar da cidade fez uma reunião durante a semana com representantes da prefeitura e dos blocos de rua e fez a solicitação da proibição da música, justificando que é uma medida de segurança. 
"A música traz esse som de disparo de arma de fogo. O uso de armas de fogo é proibido pelo Estatuto do Desarmamento. Não se pode incentivar o uso de armas. A música também incentiva a violência contra a mulher. Todos os dias temos ocorrências com mulheres. A polícia tem a obrigação de proteger a população e evitar o incentivo à violência", explicou em entrevista ao G1 o Capitão Queiroz, da 2ª CPM.
Segundo a prefeitura, a medida é para proteção da população da cidade. Além do hit da funkeira, há outras canções proibidas. O Ministério Público de Estado de Alagoas (MP-AL) expediu uma recomendação na semana passada orientando que músicas consideradas "impróprias" não devem ser executadsa. 
"A Prefeitura Municipal de Joaquim Gomes obriga-se a, nas atrações contratadas e/ou articuladas pelo Poder Público Municipal, orientar as bandas e atrações artísticas para que se abstenham de executar músicas com letras e/ou coreografias que façam apologia à violência, especialmente contra mulher ou tenham conteúdo sexual explícito", diz trecho do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que inclui ainda o município de Flexeiras.

O TAC estabelece uma multa no valor de R$ 2 mil, por evento, caso alguém descumpra o que foi acordado no documento.

MEGA-SENA ACUMULADA PODE PAGAR R$ 48 MILHÕES NESTE SÁBADO (3)...

FONTE: Do UOL, em São Paulo, http://noticias.uol.com.br

Acumulada há cinco rodadas, a Mega-Sena pode pagar R$ 48 milhões à aposta que acertar as seis dezenas do concurso 2.010 neste sábado (3).

Uma aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 3,50, e os jogos podem ser feitos até as 19h. O sorteio acontece às 20h (horário de Brasília) em Macapá. 

O prêmio acumulou novamente porque no concurso anterior, realizado na quarta-feira (31), ninguém acertou as seis dezenas. Os números sorteados no concurso 2.009 foram: 01 - 37 - 44 - 46 - 48 - 50.

Nesta oportunidade, 46 apostas acertaram a Quina e ficaram com R$ 59.350,17 cada uma. Já na Quadra, fora 3.665 apostas ganhadoras, que levaram R$ 1.064,16 cada uma.

Clientes da Caixa podem fazer as apostas pelo computador, tablet ou celular. Para isso, é necessário ser maior de 18 anos e ter conta corrente no banco.

A chance de acertar as seis dezenas da Mega-Sena com um jogo simples é de uma em 50.063.860 possibilidades de combinações.

Os dez maiores prêmios dos concursos regulares da Mega:
1.764, 25/11/2015; uma aposta vencedora; premiação total: R$ 205.329.753,89
1.772, 22/12/2015; 2 apostas vencedoras; premiação total: R$ 197.377.949,52
1.655, 22/11/2014; 2 apostas vencedoras; premiação total: R$ 135.315.118,96
1.220, 6/10/2010; uma aposta vencedora; premiação total: R$ 119.142.144,27
1.575, 19/2/2014; uma aposta vencedora; premiação total: R$ 111.503.902,49
1.953, 29/07/2017; uma aposta vencedora; premiação total: R$ 107.956.102,12
1.924, 26/04/2017, uma aposta vencedora; premiação total: R$ 101.484.527,44
1.211, 4/9/2010; 7 apostas vencedoras; premiação total: R$ 92.522.954,23
1.810, 20/4/2016; uma aposta vencedora; premiação total: R$ 92.303.225,84

1.545, 6/11/2013; uma aposta vencedora; premiação total: R$ 80.499.108,16

POLÍCIA CIVIL ABRE INSCRIÇÕES PARA MIL VAGAS; SALÁRIOS CHEGAM A R$ 11 MIL...


Inscrições podem ser feitas até o dia 2 de março; nível superior é exigido em todos os cargos.
Já estão abertas as inscrições para o concurso da Polícia Civil da Bahia, que oferece mil vagas para investigador, delegado e escrivãos e salários que chegam a R$ 11.389,96. As inscrições, que prosseguem até o dia 2 de março, devem ser realizada no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Júlio de Mesquita Filho(Fundação Vunesp). 
Após efetuar a inscrição, o site gera um boleto que deve ser pago na rede bancária. A inscrição será considerada válida apenas depois o pagamento. A taxa custa R$ 160 para os candidatos que vão disputar uma das vagas para delegado e R$ 140 para quem for concorrer aos cargos de investigador de polícia ou de escrivão. 
Do total de vagas, 880 são para investigador, 82 de delegado e 38 para escrivães. A remuneração inicial para os delegados de polícia, em regime de trabalho de 40 horas semanais, chega a R$ 11.389,96. Já os investigadores e escrivães de polícia terão remuneração inicial de R$ 3.915,85, no regime de 40 horas semanais.  
Requisitos.
Os candidatos que vão concorrer a uma das vagas de delegado precisam possuir diploma de conclusão do curso de bacharelado em Direito, devidamente registrado e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). Já para os interessados em disputar aos cargos de investigador ou de escrivão de polícia é exigido diploma de conclusão de curso superior (qualquer área), devidamente registrado no MEC. Os investigadores necessitam, ainda, possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida, categoria B, no mínimo. 
Entre as 880 vagas para o cargo de investigador, 572 são para ampla concorrência, enquanto 264 são para candidatos negros, conforme a Lei Estadual 13.182/2014, que garante 30% do total para cota racial. Outras 44 vagas de investigador são reservadas para pessoas com deficiência, de acordo com a Lei Estadual 12.209/2011. Para delegados, são 53 vagas para ampla concorrência, 25 para negros e quatro para pessoas com deficiência. Já para escrivães são 25 para ampla concorrência, 11 para negros e duas para pessoas com deficiência. 
Etapas.

O concurso possuirá sete etapas, sendo seis eliminatórias. Primeiro, serão realizadas as provas objetivas (1ª etapa-eliminatória) e as provas discursivas (2ª etapa-eliminatória), depois os exames biomédicos (3ª etapa-eliminatória), o teste de aptidão física (4ª etapa-eliminatória), o exame psicotécnico (5ª etapa-eliminatória), a prova de títulos (6ª etapa-classificatória) e a investigação social e de conduta pessoal (7ª etapa-eliminatória). 

COMO LIDAR COM UM CHEFE QUE É PREDADOR SEXUAL...

FONTE: Redação, https://www.msn.com


Steve Wynn, fundador da rede Wynn Resorts, foi assunto de uma matéria do “Wall Street Journal” que o coloca no centro de uma série de assédios e abusos sexuais que ocorreram ao longo de duas décadas.

Investidor de longa data em Las Vegas, Steve tem dois hotéis com seu nome na cidade. Logo que as alegações surgiram, os valores das ações do negócio despencaram em dois dígitos. Amigo há anos do presidente Donald Trump – e também seu concorrente no ramo dos cassinos -, era também chefe financeiro do Comitê Nacional Republicano até o dia seguinte à publicação da reportagem, quando perdeu a posição.

Steve Wynn nega as acusações – a exemplo do que fez o produtor de cinema Harvey Weinstein, cujas queixas de assédio começaram em outubro do ano passado. Apesar de as acusações de Harvey serem mais graves, como forçar uma mulher a ter relações sexuais, uma manicure alega ter recebido US$ 7,5 milhões para fazer sexo com o empresário.

“A ideia de que eu assediei qualquer mulher é absurda”, diz Steve. A matéria do “Wall Street Journal” também menciona que ele sempre pagou pelos seus serviços privados, de manicure ou massagem, em dinheiro. Assume-se que o sexo seria “grátis”. Essa negação está na raiz de homens poderosos que se aproveitam de mulheres, simplesmente porque eles acham que podem.

Esse tipo de homem se engana ao pedir uma gratificação sexual para uma funcionária achando que isso faz parte do trabalho dela porque ele é o chefe. Na maioria dos casos, estamos falando de homens que construíram suas próprias empresas e que se iludem com o fato de que estão acima dos outros. Eles acham que podem fazer qualquer coisa, com quem quiserem, a qualquer momento. Ficam tão isolados em seus mundos que conseguem dizer, sem hesitação, e acreditando de fato nisso, que não são predadores, apenas aventureiros sexuais.

Esse tipo de comportamento é uma doença que movimentos como Me Too e Time’s Up estão enfrentando. Impropriedade sexual não é a única coisa que homens de poder dominam. Muitos líderes corporativos vivem de forma isolada e se cercam de pessoas que atendem a todos os seus desejos, sem nunca discordar. Seu erro fatal é a arrogância.

 “A arrogância é uma doença progressiva. Quanto mais a pessoa demora a tratá-la, pior ela se torna”, escreve Jonathan Mackey e Sharon Toye em um artigo de estratégia e negócio. “É muito difícil mudar líderes que sofrem desse mal, já que uma de suas principais características é a cegueira, a incapacidade de enxergar que está sendo acometido por ele e admitir fazer algo sobre isso.”

Os autores, Mackey e Sharon, ambos parceiros na empresa Heidrick & Struggles, oferecem algumas sugestões para quem trabalha com esse tipo de chefe. Em primeiro lugar, o comportamento deve ser reconhecido. Como descrito anteriormente, a falta de autoconsciência só irá perpetuar a conduta. Eles aconselham seguir alguns passos para isolar os efeitos ao estabelecer regras que cessem essas atitudes.

O efeito desse comportamento não afeta apenas as pessoas, mas os negócios também. Segundo um estudo com 500 companhias citado pelos autores, o excesso de confiança pode levar a decisões arriscadas relacionadas a fusões e aquisições. Eles escrevem que CEOs extremamente confiantes “muitas vezes miram em empresas fora da linha de negócios da própria companhia, uma estratégia com um histórico muito fraco”. Por essa razão, muitos planos não atingem o resultado esperado.

As soluções propostas pelos especialistas são tanto institucionais quanto individuais. As empresas precisam criar sistemas que impeçam o exagero de executivos e esses indivíduos precisam aprender a virtude e o valor da humildade.

Os predadores sexuais são egocêntricos, mas nem todos os executivos que demonstram arrogância são criminosos. No entanto, a essência do comportamento é o auto-engrandecimento. Quando os executivos começam a se comportar como imperadores, as barreiras começam a cair.


Denunciar o mau comportamento é um ótimo primeiro passo. É necessário certificar-se de que as violações nunca ocorram ao garantir que executivos – homens e mulheres – aprendam a respeitar uns aos outros como respeitam a si mesmos.

5 MITOS E VERDADES SOBRE A DIETA DO JEJUM INTERMITENTE...

FONTE: Ana Elisa Faria, Do UOL, em São Paulo, https://vivabem.uol.com.br



Há pouco mais de uma semana, uma entrevista dada por Deborah Secco à revista "Glamour" causou burburinho na internet. Isso porque, à publicação, ela revelou ser adepta do jejum intermitente, uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras e proteínas. 

Nesse método, a pessoa come apenas quando sente fome. Por isso, o jejum pode variar entre oito, dez, 12 ou mais horas. "Tudo o que é bicho (carne, frango, peixe) e planta está liberado. Quando estou com muita fome, com vontade de comer pizza, por exemplo, eu como brócolis, queijo e bacon. A gordura e a proteína saciam por muito mais tempo", contou Deborah.

Para a "Glamour", a atriz ainda disse que chegou a ficar mais de 20 horas sem se alimentar. "Quando eu chegava no estágio de fome, comia seis bifes com queijo, quatro ovos, bacon... daí só sentia fome dez horas depois. Quando quis secar, cheguei a comer de 23 em 23 horas! É possível", confessou.

O regime causou estranheza aos internautas, principalmente, por ter sido prescrito durante a gravidez de Deborah. "Estava com seis meses. Já tinha engordado 19 kg e precisava de uma dieta sem restrição calórica. Então, eu basicamente podia comer até ficar saciada. E olha que eu tinha muita fome! Foi graças à dieta que não engordei 40 kg", declarou. Ao ser criticada logo após a veiculação da reportagem, Deborah Secco negou ter feito jejum durante a gestação.

Polêmicas à parte, a fim de desvendar esse regime, o UOL consultou as nutricionistas Hannah Médici e Juliana Dantas, que explicam, abaixo, como ele funciona.

Mito ou verdade?

·         Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de dieta.

MITO - Segundo as especialistas, que contraindicam o jejum intermitente, ele não deve ser feito principalmente por crianças, adolescentes, idosos, diabéticos que fazem uso de medicamentos hipoglicemiantes e gestantes. "A gestação é o período de maior demanda nutricional no ciclo de vida da mulher. O carboidrato, por exemplo, precisa estar na refeição para dar energia. Além disso, não é aconselhável que a grávida fique muito tempo sem se alimentar porque ela pode passar mal", afirma Juliana Dantas, nutricionista do departamento de check-up do HCor (Hospital do Coração).

·         Não é recomendável praticar exercícios durante o jejum.

VERDADE - Quem faz atividades físicas precisa ter um suporte adequado de nutrientes. "Se a pessoa passar muitas horas sem se alimentar e, nesse tempo, for praticar exercícios pesados, ela pode ter hipoglicemia", diz Juliana.

·         Durante o jejum, pode beber água?

DEPENDE - Existem diferentes vertentes da dieta de jejum intermitente, mas na maioria delas o adepto jejua completamente. "Não prescrevo essa prática, mas para as pessoas que já a fazem, oriento para manter, pelo menos, a hidratação porque não faz sentido tirar a água. Todas as reações do nosso corpo acontecem na presença de água", conta a nutricionista clínica Hannah Médici.

·         As taxas de colesterol ruim aumentam.

MITO - Esse tipo de dieta, de acordo com Hannah Médici, existe há séculos, literalmente. "Durante o período paleolítico, o homem, para comer, tinha que caçar sua comida. Então, ele passava muitas horas em jejum. Como a agricultura surgiu bastante tempo depois, o que tinha à disposição para comer era, basicamente, proteína e gordura. Então, essa prática era comum. Acontece que hoje, na vida moderna, temos acúmulo de estresse. Por isso, a pessoa pode ter aumento dos níveis de colesterol ruim", conta a nutricionista. Juliana Dantas complementa dizendo que esses índices negativos variam de pessoa para pessoa."É preciso levar em conta a carga genética. Sendo assim, não dá para dizer que todo mundo terá alterações nos níveis de colesterol ruim", diz a especialista do HCor.

·         A dieta do jejum intermitente dá resultado.


VERDADE - As duas profissionais consultadas concordam que, sim, é possível emagrecer fazendo o regime. No entanto, ao fim da dieta, a pessoa pode voltar a engordar. "É difícil alguém viver em jejum. Então, quando a pessoa volta a se alimentar normalmente, ela retorna para os hábitos errados que tinha antes da dieta e engorda novamente", alerta Juliana. Hannah também acredita que o método tenha resultado no emagrecimento. "A pessoa reduz o peso rapidamente. Só que depois o recupera mais rápido ainda", conclui. Ambas dizem que a melhor maneira para perder quilos extras é a reeducação alimentar.