sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

SAIBA COMO PREVENIR E TRATAR A TROMBOSE VENOSA PROFUNDA...

FONTE: Tribuna da Bahia, Salvador,http://www.trbn.com.br

A prática de esporte e a ingestão de água ajudam na prevenção, além de serem fundamentais para uma vida saudável.


Dores fortes nas pernas é um sintoma que deve ser levada a sério e investigada com muito cuidado, isso porque em alguns casos elas podem ser causadas pela coagulação do sangue no interior das veias, uma das principais causas de Trombose Venosa Profunda (TVP). 
Diversas pessoas, após uma longa viagem, acabam sendo diagnosticada com a TVP do viajante, doença tão comum e pode dar sinais horas depois de voos que duram, geralmente, acima de 4 horas, provocando desconforto e dores persistentes. No mundo, a doença chega a ser responsável pela morte de um milhão de pessoas. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, estima que a cada mil brasileiros um ou dois podem apresentar a doença por diversos fatores.
Em geral, pessoas que apresentam o problema alegam sentir dores fortes na perna e inchaço. No caso de viajantes de avião e de ônibus o risco é ainda maior, uma vez que permanecem grande parte da viagem sem movimentar as pernas, e, principalmente, a panturrilha fazendo com que diminua a velocidade da passagem do sangue dentro dos vasos sanguíneos.
Mesmo com os riscos, existem maneiras de prevenir a doença, como sugere a angiologista e cirurgiã vascular, doutora Maria Clara Sanjuan. "Medidas simples como boa hidratação e caminhadas regulares durante o voo, além do uso de meias elásticas prescritas por um especialista podem diminuir muito as chances de uma trombose", esclarece a médica.
Em viagens de avião, o ar condicionado e a pressurização do ar são fatores que podem aumentar a viscosidade do sangue fazendo com que ele fique mais grosso. Além disso, pessoas que tomam medicamentos calmantes podem ter mais riscos devido ao tempo de inércia em que ficam os membros inferiores. Risco também para quem gosta de ingerir bebidas alcóolicas que contribuem para maior desidratação. Além desses fatores, pessoas que fazem uso de anticoncepcionais ou tratamento hormonal, fumantes, possuem varizes ou têm insuficiência cardíaca e algum tipo de câncer são fortes candidatos a apresentarem a doença. 

O tratamento normalmente é feito com substâncias anticoagulantes, responsáveis por impedir a formação do trombo ou com os fibrinolíticos que destroem os coágulos formados nas veias. O Eco Doppler é uma grande aliado no diagnóstico da TVP que em muitos casos pode ser assintomática, dificultando o diagnóstico clínico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário