sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

ANEEL AUTORIZA AUMENTO DE 15% NA CONTA DE LUZ...

FONTE: Rayllanna Lima, Tribuna da Bahia, Salvador,http://www.trbn.com.br

Mais um peso no orçamento dos consumidores baianos; a Coelba vai analisar se adota o reajuste.

Os consumidores baianos deverão sofrer reajuste na conta de energia superior a 15%, conforme propõe a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que sugeriu aumento em outros dois estados nordestinos, Sergipe e Rio Grande do Norte. Para os consumidores residenciais, o reajuste médio proposto é de 15,48%. A indústria, por sua vez, deve sofrer uma elevação de 13,88%.
Contudo, a Coelba informou à Tribuna da Bahia que o índice divulgado pela Agência é preliminar e será analisado durante o período de audiências públicas, que ocorre em abril, de modo que o novo reajuste só entrará em vigor no dia 22 do mesmo mês.
Durante divulgação das propostas, em reunião na última terça-feira (30), o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino, justificou que o índice da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) tem um impacto relevante do aumento do custo da energia nas usinas da Cemig, leiloadas pelo governo em 2017.
Em resposta, a Coelba explicou que, “assim como as demais concessionárias do país, contrata a emergia de forma integrada para suprimento de toda a área de concessão através de leilões nacionais regulados, portanto acaba contratando a energia proveniente de todas as regiões do país”.
A empresa destacou ainda que os leilões variam entre 1 e 5 anos de antecedência do início do fornecimento e são definidos conforme programação do governo.
Consumidores.
Mesmo com o valor da tarifa ainda indefinido, consumidores começaram a manifestar suas críticas sobre o aumento, como a veterinária Jeiza Mendes, 32 anos. “Recentemente já houve aumento no gás. Todo dia é uma tarifa diferente que colocam no bolso do povo. Mas o valor do salário mínimo estão diminuindo. Estão sendo tempos extremamente difíceis para o povo pobre, trabalhador”, opinou.

Motorista de profissão, Emanoel Catarino, 56 anos, também pontuou aumento de outros produtos, como o combustível. “A gente paga um absurdo de tributo, paga um absurdo na gasolina, na energia. E vem mais esse aumento. Nunca é uma notícia boa para a população, só mais taxas, mais tributos”, reclamou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário