sábado, 3 de fevereiro de 2018

ANOS APÓS PERDER PESO, SEUS HORMÔNIOS AINDA PODEM FAZER VOCÊ COMER MAIS...

FONTE: Do VivaBem, https://vivabem.uol.com.br

Quem já perdeu peso sabe: não é só durante o processo de emagrecimento que é preciso tomar cuidado com o que você come, mas depois também. E a culpa não é daquela pizza, mas sim de seus hormônios.

Um estudo publicado no periódico American Journal of Physiology, Endocrinology and Metabolism mostrou que as mudanças na química do corpo dois anos após o emagrecimento podem ter um impacto sobre o desejo do indivíduo voltar a comer como antes ou até mais.

Para o experimento, pesquisadores da Noruega e da Dinamarca analisaram a aptidão física, o IMC (Índice de Massa Corporal), as concentrações hormonais e os níveis de fome de 35 adultos, durante dois anos.

No início, os voluntários eram gravemente obesos e passaram por um rigoroso programa de emagrecimento, que envolvia dieta com restrição de calorias, exercícios e terapia. Em três semanas eles já haviam mudado completamente seus hábitos.

Dois anos depois, os participantes perderam quantidades significativas de peso e apresentaram melhor aptidão cardiovascular. Mas seus hormônios e sensações de saciedade e fome só aumentaram.

Se no começo os voluntários se sentiam mais satisfeitos e perdiam a fome, um ano depois tudo mudou. As pessoas sentiam mais fome e mais desejo de comer. Segundo os pesquisadores, os participantes relataram essas sensações por mais um ano.


O verdadeiro vilão.

Essas sensações de fome aumentaram em conjunto com os níveis de um hormônio chamado grelina. Enquanto isso, as taxas de um hormônio chamado peptídeo YY, relacionado ao controle do apetite, permaneceram estáveis após a quarta semana, não encolhendo, mas também não aumentando.
O estudo não explicou sobre os mecanismos exatos por trás dessas mudanças hormonais, e os pesquisadores admitem em seu relatório que eles não têm informações suficientes para comentar sobre o balanço energético dos participantes quando as medidas foram tomadas.


Mas a pesquisa mostra como perder peso nem sempre é um caso simples que demanda apenas bons hábitos à mesa. Para muitos com sobrepeso e obesidade que querem emagrecer, não basta apenas reunir força de vontade e comer porções menores e saudáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário