segunda-feira, 5 de outubro de 2009

BRASIL MELHORA ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO E É O 75º. NO RANKING...

FONTE: *** CORREIO DA BAHIA.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) melhorou no Brasil. Segundo estudo divulgado nesta segunda-feira (5) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) mostrou que o país está no 75º lugar no ranking mundial. E com isso permanece na categoria de desenvolvimento elevado.
Em uma escala que vai de 0 a 1, as condições socioeconômicas melhoraram e a pontuação brasileira subiu 0,813. O ranking é formulado a partir do cruzamento de informações relacionadas a riqueza, educação e esperança média de vida.
Os dados analisados correspondem a 2007 e não refletem os efeitos da crise financeira internacional, que teve seu pior momento em setembro de 2008. Nesta edição da pesquisa houve também a entrada de Listenstaine, Afeganistão e Andorra, elevando a lista de 179 para 182 nações.
Apesar da melhora, o Brasil perdeu a liderança entre as nações que compõem o Bric, bloco de países em franco desenvolvimento formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Os russos superaram os brasileiros e saíram da 73ª posição para a 71ª.
O IDH brasileiro, em 75º lugar, é o segundo melhor do ranking. A China aparece em 92º e a Índia, em 134º. A pontuação do desenvolvimento humano dos indianos é de 0,612, enquadrada na categoria de “desenvolvimento médio”, mesma situação da China, que tem 0,772.
O topo da lista também sofreu mudanças. A Islândia caiu para a terceira colocação, enquanto a Noruega deixou a segunda posição para assumir a liderança. Luxemburgo saiu da lista de países com IDH 'muito desenvolvido' e saiu do 9º lugar para 11º. A França subiu de 11º para 8º. Os Estados Unidos da América que apareciam em 15º lugar no ano passado e subiram duas posições este ano.
O último lugar do ranking ficou com o Niger, país da África que registrou IDH de 0,340. Em penúltimo está o Afeganistão (0,352), seguido por Serra Leoa (0,365), que era o último colocado em 2008. O relatório mostrou a diferença entre os países que ocupam as primeiras posições na lista e os últimos colocados. No Níger, a expectativa de vida é de apenas 50 anos, já na Noruega, a idade é de 80 anos. Além disso, para cada dólar ganho no país africano, correspondem a 85 dólares ganhos na Noruega.

*** Com informações do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário