quinta-feira, 1 de outubro de 2009

CENTENÁRIA MOSTRA QUE NUNCA É TARDE PARA APRENDER...

FONTE: Cristiane Flores (TRIBUNA DA BAHIA).
A idade não é empecilho para voltar a estudar. Este é o exemplo dado por Enedina Pereira da Silva, que completou seus 100 anos de vida ontem, em Ilhéus, provando que não existem limites para o aprendizado. A aposentada faz parte do Programa Todos Pela Alfabetização (Topa), onde aprendeu a ler e escrever junto com seu único filho Lourival Rodrigues, de 61 anos. A festa de aniversário, realizada às 19h, na sala cedida por uma creche do bairro Teotônio Vilela, teve direito a bolo e homenagens. A surpresa foi um presente da equipe supervisora e dos educadores do Topa.
Segundo a professora Eunice Correia Santana, há dois meses ela divide a sala de aula com o filho, demonstrando, pela força do exemplo, que a idade não é impedimento para reescrever histórias pessoais. "Mãe e filho frequentam a mesma sala de aula e compartilham as descobertas que só a alfabetização proporciona. Juntos, percorrem o caminho do conhecimento, cujo primeiro passo é justamente saber ler e escrever", destaca.
Eunice afirma ainda que, "apesar da idade mais avançada, a alfabetizanda é lúcida e tem boa resposta de aprendizado, mas para facilitar o processo educativo vamos encaminhá-la para realizar exames de visão e fazer o uso de óculos, se necessário", explica a professora.
Lourival conta que viu na mãe a inspiração para se alfabetizar. "O exemplo dado por minha mãe, foi um estímulo para aprender a ler e escrever. Ela é uma mulher batalhadora, que sempre viveu com dignidade e agora conquista uma grande vitória. Hoje é um dia especial para nós dois e nossos amigos do Topa", declarou o filho único da centenária.
O secretário de Educação do Estado da Bahia, Oswaldo Barreto, divulgou nota através da Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo do Estado da Bahia (Agecom) a sua impressão sobre a história de Enedina. "Com seu centenário, dona Enedina, talvez não saiba, mas sua perseverança e força de vontade são verdadeiros presentes para quem acredita na Educação. Aos 100 anos, ela escreve com suas letras ainda tímidas e inseguras, uma história capaz de mudar para melhor os destinos de um estado e de um país, oferece o exemplo de que nunca é tarde para aprender a ler e escrever. A boa notícia é que existem iniciativas governamentais efetivas que estão contribuindo para combater o analfabetismo como é o caso do Topa. E para simbolizar a real dimensão do Topa, nada melhor do que a história de dona Enedina, que completou 100 anos de vida e é uma das alunas deste programa de alfabetização em Ilhéus, no Sul da Bahia", pontua.
O ciclo de estudos de dona Enedina não vai parar no Topa, de acordo com Eunice, "Ela também poderá continuar os estudos após o ciclo de 8 meses de alfabetização até que possa ser encaminhada a uma turma regular de Educação para Jovens e Adultos (EJA)," finaliza a professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário