quarta-feira, 19 de maio de 2010

ABRAÇAR FAZ BEM À ALMA E AO CORPO...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

“Aquele abraço” canta Gilberto Gil em uma música de protesto contra a ditadura quando foi obrigado a deixar o país para morar em Londres. Na canção, ele cita cidades e personalidades, conhecidas ou não, transferindo o gesto afetivo a todos. Da moça da favela, à Chacrinha (apresentador de TV famoso nas décadas de 70 e 80) ao Rio de Janeiro, à Bahia e à torcida do Flamengo.
Mas, o que é o mesmo um abraço e qual o seu significado? Antecedendo o Dia Internacional do Abraço, que acontece neste sábado a socióloga Lidia Cardel, professora do Departamento de Sociologia da Ufba, diz que o abraço tem vários significados e que o maior de todos é a aceitação das diferenças.
“Existem momentos em que um abraço vale muito mais que qualquer palavra; pode ser o símbolo de uma aceitação, de paz e de perdão. Até mesmo entre as nações, tem o significado de se estar de acordo e de superar as diferenças com uma linguagem corporal profunda”, explicou a socióloga. Ela acrescenta que o abraço também pode ser uma forma simbólica de se protestar contra alguma situação de abandono ou de descaso.
Um dos exemplos citados por ela foi a manifestação organizada pela Feasapeb (Associações dos Aposentados, Pensionistas e Idosos do Estado da Bahia) que em janeiro deste ano conclamaram todos os associados para um abraço simbólico na Igreja do Bonfim, para chamar a atenção da sociedade, políticos e do governo sobre a situação dos 27 milhões de aposentados em todo o País, dos quais 70% que após uma vida de trabalho levam um vida de atribulações recebendo valores insuficientes para se manter na velhice, devido ao chamado fator previdenciário, criado por Fernando Henrique Cardoso, que reduz em quase 50% a aposentadoria.
Para a socióloga, este tipo de abraço como outros realizados em lagoas e praças, despertando a atenção das autoridades para a preservação do meio ambiente ou mesmo do fim da violência “são abraços simbólicos de pleno significado”. Ela enfatiza que o abraço tem plenos significados tanto como entendimento de ações como até algo muito micro como a possibilidade do homem de se refazer, recriar e protestar”.
Na concepção de Cardel, o ato pode ter diferentes significados como protestar, confortar mostrar afeto e até mesmo quebrar preconceitos de diversos tipos, inclusive o de geração, quando, por exemplo, um neto homem adulto abraça o seu pai ou avô o que não era considerado adequado do ponto de vista masculino há alguns anos atrás. O abraço é também um ato amoroso que geralmente antecede o ato sexual além de representar a aceitação entre diferentes e iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário