segunda-feira, 24 de maio de 2010

QUANDO O ASSUNTO É SOGRA...

FONTE: Rosana F., Bolsa de Mulher (itodas.uol.com.br).
Muita gente vive em pé de guerra com a mãe do marido ou namorado. A voz popular confirma, são inúmeros os ditados sobre o assunto: “sogra não é parente – é castigo”, “não mando minha sogra para o inferno porque tenho pena do diabo”, “morar com sogra é fazer vestibular para o céu”, “me casei com a cunhada para economizar sogra”, e tantos outros. Calma. É possível conviver pacificamente tendo um pouco de cuidado e muita paciência.

TESTE: Você está pronta para casar?

CASA DA SOGRA.
O blog Casa da sogra é mais um canal para as pessoas abrirem o verbo sobre as dificuldades de relacionamento com a família do parceiro: “Aqui é o lugar pra compartilhar causos de sogras, sogros, cunhadas, cunhados e parentada sem noção em geral”, lê-se na abertura da página. Lá tem gente contando situações delicadas – algumas beiram a comédia e outras podem virar caso de polícia.
O “Casa da sogra” reserva um link com conselhos bem-humorados para se dar bem com a mãe dele, o que chamam de “etiqueta sogrística”. Vamos a eles:
- “Polidez e educação sempre: por favor, obrigada, com licença, sua casa é linda etc”.
- “Quando for visitá-la, leve flores. Mas não leve flores soltas. Leve no vaso, que é pra ela não dizer que você deu trabalho por ela ter que procurar vaso. Quando elas querem implicar, tudo é motivo”.
- “Na casa dela, ofereça ajuda, mas não se meta se não for chamada – tem gente que tem ciúme das suas próprias coisas, então pode encarar como invasão”.
- “Menos é mais. Melhor deixar a impressão de tímida do que de bocuda”.
A Dani, dona do blog Patifaria Total, dá um conselho que recebeu da mãe dela e nunca mais esqueceu: “Quando a gente conversa com a nora (ou com sogra, cunhadas, parentes em geral), tem que dar prioridade a um assunto: moda, revistas de moda, programas de TV e sapatos da moda. Só preste atenção para nunca falar mal da roupa de ninguém, apenas das famosas mais óbvias. O negócio é só ficar comentando sobre a moda. É um assunto que toda mulher gosta e que dificilmente vai te colocar em situação de risco. Melhor ser considerada fútil do que cobra, acredite”.
MORANDO COM O INIMIGO.
Os problemas aumentam quando o casal divide a casa com a sogra. É o caso da professora Eliana C., que morou com a mãe do marido por mais de 15 anos. “Ela se metia em tudo, desde a limpeza da casa até a educação das crianças. É claro que tivemos brigas terríveis”, comenta Eliana, que cortou relações com a sogra algumas vezes. “Tentei conversar, tentei ignorar, fingir que estava tudo bem, mas nada deu certo”, revela. Então, como a situação se resolveu? “Ela morreu!”, conta Eliana, que não teve nada a ver com isso.
Segundo a psicóloga e coach executiva Patrícia Madruga, é possível ter um bom relacionamento com a sogra. “Antes de ser marido, ele era filho e, muitas vezes, bem paparicado. O melhor é evitar confusão, além de dar a importância para a família do marido – o que é um valor para muitos homens”, explica Patrícia, que dá dicas para que a convivência entre vocês seja boa para todo mundo:

1 - Sem ofensas: “Todos nós temos histórias boas e ruins com a nossa família de origem. Ofender a família do marido não traz benefício. Ajude-o a formar uma nova família e não ficar com foco na família de origem”, sugere Patrícia.

2 - Sem dependência: “Depender da sogra é uma ‘furada’. Sogra é para ser visitada e visitar não significa participar ativamente da vida do casal ou da nova família”, afirma a psicóloga.

3 - Sem queixas: “Não faça queixas do filho para a sogra. Uma hora, ela vai proteger o filho e se colocar no meio da briga”, adverte.
4- Sem guerra: “Tenha uma relação política e de compreensão. Guerra fere todo mundo, principalmente os mais fracos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário