domingo, 2 de maio de 2010

SEXO DURANTE A GRAVIDEZ, SERÁ QUE PODE?...

FONTE: minhavida.uol.com.br

Uma terapeuta sexual tira todas as suas dúvidas sobre o tema.


Para saber o que pode e o que não pode na cama durante a gravidez, Minha Vida entrevistou a ginecologista, obstetra e terapeuta sexual Jaqueline Brendler. Confira!
MINHA VIDA – O QUE É PERMITIDO EM CADA FASE DA GESTAÇÃO?
Dra. JAQUELINE BRENDLER: Se a gravidez é saudável, todas as práticas sexuais sexo vaginal, oral e anal são permitidas. Nos primeiros três meses, os enjôos podem reduzir o bem-estar e o desejo sexual da mulher. O mesmo pode acontecer no oitavo e no nono mês, por causa do volume da barriga e do desconforto na coluna lombar.
MINHA VIDA – QUE PROBLEMAS PODEM RESTRINGIR A VIDA SEXUAL DA GRÁVIDA?
JB:
Sangramento ou ameaça de aborto, comum nos 3 meses iniciais, ou descolamento da placenta. A dilatação precoce do colo uterino e os casos de pressão alta surgida nessa fase também pedem cautela.
MINHA VIDA – NESSES CASOS É PROIBIDO QUALQUER CONTATO SEXUAL?
JB: Nessas situações, o médico proíbe a penetração, mas com freqüência libera o jogo erótico e as carícias em alguns casos, até orgasmo pode. Se ao proibir o obstetra não mencionar isso, a grávida deve perguntar. Assim, o casal continua se relacionando sexualmente de um jeito diferente, mas que pode ser muito prazeroso.
MINHA VIDA – EXISTEM POSIÇÕES MAIS ADEQUADAS?
JB: No início da gestação, todas as posições são confortáveis. À medida que o abdômen cresce, aumenta o desejo pela posição lado-a-lado ou por trás, que evita o contato com a barriga -- dimuindo o desconforto.Outra posição para grávidas que estão dentro do peso ideal é aquela na qual o casal fica de frente um para o outro, com o quadril e as pernas dela elevados, e os pés apoiados nos ombros dele ou na altura dos cotovelos do homem.
MINHA VIDA – MANTER RELAÇÕES NAS ÚLTIMAS SEMANAS DA GESTAÇÃO ESTIMULA O PARTO?
JB: Isso é mito. Cada bebê tem o seu momento. O exercício da sexualidade fortalece o casal e os encoraja a enfrentar juntos o parto e os cuidados com o bebê. É saudável ter relações sexuais com penetração vaginal até antes do início das contrações e da ruptura da bolsa amniótica.Qual a melhor dica que você já recebeu para levar adiante uma gravidez tranqüila?

Nenhum comentário:

Postar um comentário