quinta-feira, 8 de julho de 2010

A COPA DO MUNDO...


O brasileiro é muito imediatista e de momento, quando o Dunga foi o escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para ser o técnico da seleção as criticas surgiram de todos os cantos do País, vieram então os resultados positivos: conquistas da Copa das Confederações e Copa América em seguida uma campanha muito boa nas eliminatórias com o time conseguindo classificação antecipada para a Copa do Mundo da África e isto foi o suficiente para calar a boca dos críticos do técnico, veio então a convocação dos vinte e três jogadores que iriam disputar a Copa e outra vez a saraivada de criticas voltaram à acontecer.
Com Dunga não houve privilegio para esta ou aquela emissora de TV, Rádio, Jornal ou quem quisesse uma entre vista com os jogadores ou qualquer membro da comissão técnica, só que aqueles que sempre foram privilegiados e conseguiam tirar da cama de concentração jogador ou técnico sentiu-se desta feita com seus brios feridos por não terem encontrado esta facilidade, a lei para um era igual para todos.
Já escrevir sobre a situação de convocação de seleção brasileira, uma vez que cada um brasileiro tem seu time preferido e quer ver o seu jogador preferido convoca do, desta feita o clamor público e em especial do paulista foi pelas convocações dos “meninos da vila” só que eles não foram convocados e o técnico taxado ce “teimoso” e “burro”, só que ele fez o que deveria ser feito levou quem estava fechado com ele desde o inicio.
Após o jogo contra a Holanda, vieram outra vez as criticas em cima de Dunga e do grupo, só que os críticos de carteirinha estavam calados na certeza de que o titulo viria para nosso País quando houve a derrota para os holandeses as criticas voltaram mais fortes e um monte de ‘abutres’ retomaram as criticas ao técnico e pior colocando a culpa pela derrota ao frente de zaga Felipe Mello e bem poucos ao goleiro Júlio César, no Brasil é sempre assim procuram um “bode expiatório” para justificar uma derrota ou um insucesso isto já vem de muito tempo. O tempo passa e as vezes esquecemos ou não e nos lembramos para sempre de determinados insucessos com foi com Barbosa em 50. Mais recentes nos esquecemos das falhas cometidas pelas brilhantes equipes formadas pelo saudoso Telê Santana que encantou o mundo com um futebol maravilhoso e falhou na hora ‘H’, quem passou a bola errada no jogo contra a Itália que resultou em um dos gols de Paolo Rossi, quem suspendeu a mão pedindo impedimento deste mesmo Paolo Rossi no mesmo jogo que perdemos para os Italianos de três a dois? Isto a mídia não se lembra mais por que não tem interesse. Quem falhou nos gols de Zidane na Copa da França conquistada pela franceses depois de darem no Brasil um banho de bola? Quem falhou ao escalar Ronaldo Fenômeno depois de uma noite em que teve convulsão e ficou bom tempo no hospital em observação? Mais recente e contra a mesma França e outra vez com Zidane fomos humilhados e perdemos por um a zero dando adeus a copa, tudo isto já está esquecido e enterrado por que existem interesses outros.
Deveriam aplaudir o Dunga e o grupo de jogadores que colocaram o coração no bico das chuteiras nos jogos que disputaram no mundial da África, se houve falha na partida contra a Holanda foi de um conjunto e não de apenas de um ou outro jogador.
O que acho mais interessante em tudo isto é que o maior culpado por estas derrotas do Brasil nas referidas copas ninguém abriu a boca para falar nada, o grande culpado é o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que já está no cargo há mais de doze anos e pretende nele ficar por uns doze ou até mais tempo, está na hora da imprensa brasileira começar a pedir sua saída do comando total do nosso futebol.
Será que no Brasil só este cidadão entende de futebol? Ou ele vai permanecer à frente do cargo enquanto seu sogro estiver vivo? Está na hora de mudanças no comando da entidade máxima do futebol brasileiro.
Um fato já está me chamando à atenção em todos os países que aconteceram Copa do Mundo de Futebol, os presidentes escolherem presidentes de comitês organizadores, aqui no Brasil é diferente o próprio presidente da CBF é o presidente do Comitê Organizador da Copa.
No meu ponto de vista o Dunga só foi execrado pela maior parte da imprensa nacional por que não atendeu aos caprichos de boa parte dela e deixou de fora os ‘queridinhos’ levando para o mundial que ele achou que deveria estar por lá. O gaúcho fez o trabalho certo como deveria e lamento que ele não continue por mais quatro anos para dar continuidade ao seu trabalho.
Felipão foi outro que apesar de ter ganhado uma Copa do Mundo não era unanimidade dentro da alta cúpula da CBF, ele não continuou por que peitou o presidente da entidade a considerada ‘venus platinada’ que manda e desmanda no futebol do País por que paga para ter o direito de exclusividade de tudo ou quase tudo.
Enquanto estas coisas acontecerem no Brasil é melhor esquecer que temos o melhor futebol do mundo que na realidade não temos, já que não existe mais ninguém bobo no futebol e todos estão evoluindo, podemos ser sim o País que mais exporta jogadores de alto nível, mas temos que nos conscientizar que está havendo uma grande expansão no futebol mundial e não há mais ninguém bobo.
Quanto à final da Copa do Mundo que acontece no próximo domingo entre Espanha x Holanda, teremos em campo o futebol mais vistoso da copa contra os mais competentes, não os melhores da competição, pois esta foi a copa mais fraca tecnicamente que pude ver.
Tivemos alguns resultados que foram considerados pela maior parte da mídia como nunca visto antes a goleada de Portugal sobre a Coréia do Norte, os quatro a zero que a Argentina levou da Alemanha e por ai vai.
Só quem jogou feio e não tinha craque foi o Brasil, é impressionante como as coisas acontecem por aqui, o torcedor que criticou e foi ao aeroporto xingar os jogadores deveriam ter ido pedir a cabeça do dirigente maior do nosso futebol.
Devemos iniciar o mais rápido possível uma campanha pela saída deste cidadão da Confederação Brasileira de Futebol.
Ainda sobre as criticas ao Dunga, comissão técnica e aos vinte e três jogadores o que me deixa triste também é ver alguns ex-jogadores, ex-arbitros e até mesmo profissionais de rádio, jornais e TVs que criticaram sem nenhuma base e principalmente aqueles que um dia estiveram dentro de campo na condição de jogador ou arbitro e não passaram de razoáveis para ruins criticando duramente aqueles que defenderam nossa pátria.
Mais uma vez me solidarizo com Dunga sua comissão técnica (só fazendo um adendo ao Jorginho que levou sua família para África quando o que ficou acertado era que ninguém levaria membros da família para não tirar o foco do trabalho e ele ‘apunhalou’ a todos pelas costas, mas por que a imprensa não divulgou isto tão logo foi descoberto? Por que com certeza tinham interesse ou no fundo no fundo acreditavam no titulo) aos jogadores que fizeram o que puderam para conquistar o titulo se ele não veio é por que apareceu alguém com mais sorte e soube aproveitar as oportunidades de jogo e deixou o campo como vencedora.
A próxima Copa do Mundo será no Brasil, espero que os trabalhos de preparação comecem logo, esta história de ficar levantando a bola de quem deve ser o técnico da seleção é para tirar o foco do torcedor e ser escolhido aquele que os patrocinadores ou a ‘venus platinada’ tenha interesse.
Quanto a final de domingo acredito muito mais na Espanha, pois foi quem jogou menos feio até aqui na África e com certeza vai ficar com o titulo.
Agora só nos resta esperarmos por 2014 para que o tão sonhado HEXA venha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário