quinta-feira, 8 de julho de 2010

CRESCEM OS CASOS DE LEPTOSPIROSE EM SALVADOR...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

Doença que assusta muita gente nesta época de chuva é a leptospirose, provocada pela urina do rato. Em Salvador, já houve um aumento de casos neste ano. De acordo com o último boletim da Secretaria Municipal de Saúde, neste ano nove pessoas já morreram vitimadas pela doença. Foram notificados 110 casos e 73 confirmados, já no ano passado de 112 notificações, 49 casos confirmados com 7 óbitos, neste período, culminando com 29 mortes até o final do ano.
A assessora do secretário de Saúde do município, José Carlos Brito, e também presidente da Sociedade de Cardiologia da Bahia, Lucélia Magalhães, define a doença como infecciosa febril, aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a Leptospira interrogans, tendo como depositório natural a urina do rato, mas que, se tratada a tempo, tem cura.
Com as constantes chuvas que assolam a cidade, a médica aconselha as pessoas a se protegerem com sacos de plásticos nos pés quando não puderem evitar a água da rua porque “as águas entram onde tem os ninhos do rato e carregam as bactérias na enxurrada. A pele se tiver alguma erupção ( como feridas) pode ser contaminada pela leptospira”, alertou.
De acordo com Magalhães, tão logo apareçam os sintomas preliminares no paciente, como febre e dor no músculo ( na panturrilha), a pessoa deve se dirigir de imediato ao posto mais perto de casa. Ela afirma que depois é que aparecem os outros sintomas, como olhos amarelados e insuficiência renal . “Se o paciente procurar logo no primeiro sintoma um serviço de emergência e for diagnosticada a tempo, a doença tem cura”, explicou.
Para as pessoas que tiverem que enfrentar a doença, pois aparece de repente - pode-se estar bem de manhã e de tarde passar mal -, mesmo com a suspeita não saibam que atitude tomar, a médica aconselha ligar para os números 160, Disque Saúde, ou 3186-1050, do Programa Leptospirose, ambos da Secretaria Municipal de Saúde. Estes números também são disponíveis para quem deseja a visita de um técnico do Centro de Zoonose para exterminar os ratos em terrenos e residências.
SUJEIRA AJUDA PROLIFERAÇÃO DE RATOS.
Na maior parte das vezes, o homem contribui com a proliferação destes animais porque não respeita as regras de higiene exigidas pela comunidade, quando lançam restos de comidas, enlatados e refrigerantes em terrenos baldios, lixos espalhados em ruas da cidade.
Segundo pesquisadores, as pessoas não se chocam com ratos diariamente porque já é da natureza do animal ter medo do homem e se esconder, só aparecendo quando não há ninguém por perto ou quando escurece. Mas, mesmo assim não é difícil de se ver este bicho em vários locais da cidade.
De acordo com o técnico de dedetização e desratização, Francisco dos Santos, da Formigão Dedetizadora, o centro da cidade e o Comércio é onde há maior proliferação dos roedores, citando restaurantes e supermercados, como os locais preferidos deles. "Onde há comida, eles estão. Mas nestes lugares a gente é chamado permanentemente para fazer dedetização".
Santos conta que a proliferação é rápida porque a ratazana dá cria de dois em dois meses. Disse ainda que nos locais onde há comércio de alimentação tem que se ter muito cuidado com o produto para o extermínio e com as armadilhas, não aconselhando qualquer pessoa a utilizar venenos em quaisquer circunstâncias.
“A pessoa não pode colocar veneno de qualquer forma, tem que ter a ajuda de um profissional que entende do assunto. Por exemplo, no caso de locais de alimentação já não se pode usar um tipo de isca como aquela que o rato envenenado vai contaminando todos. Isto pode prejudicar o ambiente”, assinalou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário