quarta-feira, 7 de julho de 2010

GOVERNO DO ESTADO FIRMA CONVÊNIO COM ADCB...



Convênio firmado entre Governo do Estado e ADCB garante cisternas para Jequié e região.

Com a proposta de que não faltará água durante os meses de estiagem no semiárido baiano, serão construídas aproximadamente 20 mil cisternas que garantirá o abastecimento humano, permitindo que a população tenha acesso à água para beber, cozinhar e outros usos domésticos.
Essa ação será executada a partir de convênios firmados entre Governo do Estado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). São 18.720 cisternas destinadas à captação de água para consumo humano e 1.230 para produção agrícola e deve beneficiar mais de 94 mil famílias.
No dia 28 de junho foram assinados em Salvador dez novos convênios, dentre eles, o que possibilitará a realização do Projeto Cisternas: Captação de Água para Consumo Humano e Produção no Semi-árido Baiano, firmado entre o Estado da Bahia/Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Associação das Donas de Casa do Estado da Bahia (ADCB). Esse Projeto será desenvolvido em Jequié e microrregião.
A presidente da ADCB, Marinelma Macedo, afirmou que com a implantação das cisternas, muitas famílias serão beneficiadas, tanto com água para o consumo humano e produção, assim como acompanhamentos, melhorando os aspectos da saúde e higiene. “Cada cisterna supre a necessidade de consumo de uma família de cinco pessoas por um período de estiagem de oito meses, e para quem mora no semiárido isso representa a independência dos carros-pipa, das caminhadas em busca de água barrenta, seguindo com a diminuição de doenças, além da geração de emprego e renda para os moradores das comunidades beneficiadas”, comemorou.
Para continuar fortalecendo o modelo de desenvolvimento baseado na convivência com o semiárido, além da ADCB, onze entidades de outras regiões também assinaram convênios.
Além da assinatura dos novos convênios, na solenidade foram comemoradas mais de 12 mil cisternas construídas no convênio 285/07, firmado entre a Sedes e o MDS e executado pela sociedade civil, por intermédio da Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA.

OBS.: MATÉRIA ENCAMINHADA POR E-MAIL PELA REPÓRTER E AMIGA PAULA PADRÃO (paulapadrao@gmail.com) A QUEM AGREDEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário