domingo, 4 de julho de 2010

MUTIRÃO DE CIRURGIA PEDIÁTRICA BENEFICIA CRIANÇAS CARENTES...

FONTE: Noemi Flores, TRIBUNA DA BAHIA.

Mais um ano, o quarto, que a Associação Brasileira de Cirurgia Pediátrica (Cipe) realiza uma ação para beneficiar crianças de famílias carentes que estão nas filas do SUS à espera de cirurgias de pequeno e médio porte como hérnia umbilical, hérnia inguinal, hidrocele, fimose, criptorquidia e retirada de sinais e cistos.
Trata-se do IV Mutirão de Cirurgia Pediátrica que acontece no dia 21 de agosto (sábado) no Hospital da Criança de Irmã Dulce, no Hospital Martagão Gesteira e no Hospital Octávio Pedreira, na cidade de Santo Amaro da Purificação.
A presidente da Cipe, cirurgiã pediatra Maria do Socorro Mendonça de Campos, lamenta que esteja circulando na internet um release não-autorizado pela associação, elaborado por pessoa que, segundo ela, é inescrupulosa. "Além de colocar uma data errada da cirurgia, ainda divulgou na internet o meu telefone, o que tem me causado enomes transtornos", disse.
Para a cirurgiã, que conta com a colaboração da imprensa para divulgação, “este evento se destina, ainda que temporária e parcialmente, a diminuir as filas, existentes em hospitais da rede credenciada ao SUS, de crianças que aguardam pela oportunidade de fazer cirurgias eletivas de pequeno e médio porte sem pagar nada”.
A cirurgiã salienta que é de suma importância que os pais ou responsáveis levem seus filhos aos respectivos hospitais para exames preliminares. “Qualquer pessoa que tenha uma criança com estas patologias deve levar o menor com antecedência para ser examinado pelo pediatra nestes hospitais, nos horários estipulados, a fim de que as crianças sejam examinadas por um cirurgião pediátrico e solicitados os exames pré-operatórios necessários”.
De acordo com a pediatra, para que seja feita a cirurgia, é necessário o resultado dos exames, onde deve constar a confirmação da suspeita da patologia em questão. E ao chegar aos hospitais que vão realizar o mutirão, uma equipe de vários cirurgiões voluntários estará realizando as cirurgias nestas crianças como já fizeram em anos anteriores com muito êxito.
A presidente da Cipe acrescentou que “com esta ação nós conseguiremos também uma folga nos leitos hospitalares para internamento de crianças que necessitam de cirurgias de maiores complexidades, como exemplo as correções de problemas congênitos”. As famílias das crianças que precisam fazer cirurgias, já podem se inscrever no Mutirão da Cipe-BA / Associação Bahiana de Cirurgia Pediátrica procurando os ambulatórios de Cirurgia Pediátrica dos hospitais credenciados em horários comerciais:

HOSPITAL DA CRIANÇA DE IRMÃ DULCE: segunda, quarta e sexta – manhã; segunda, terça e sexta – tarde
HOSPITAL MARTAGÃO GESTEIRA: de segunda a sexta – manhã e tarde
HOSPITAL OCTÁVIO PEDREIRA (Santo Amaro da Purificação): sábado – manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário