quinta-feira, 1 de julho de 2010

TÚNEL LIGAVA TUMBA DE FARAÓ A TÚMULO SECRETO...

FONTE: Rogério Paiva, TRIBUNA DA BAHIA.

Cinquenta anos depois de descoberto, um túnel de 174 metros de extensão terminou de ser escavado pela equipe de arqueólogos que trabalha nas escavações da tumba do faraó Seti I.
Localizada no Vale dos Reis, região que concentra o maior número de pirâmides no Egito, a construção não chegou a ser acabada. Segundo os pesquisadores, as escavações concluídas agora revelaram uma série de instruções, escritas provavelmente pelo arquiteto responsável pela construção.
Os texto são em hierático, uma versão simplificada dos hieróglifos, e dão instruções para que os trabalhadores realizem a obra, tais como: "Erga a trave da porta e aumente a passagem".
Arqueólogos egípcios que completaram as escavações em um antigo túnel inacabado acreditam que ele deveria conectar uma tumba faraônica de 3.300 anos a um túmulo secreto, informa o departamento de antiguidades do país.
O chefe de arqueologia do Egito, Zahi Hawass, disse que foram necessários três anos para escavar o túnel de 174 metros na tumba do faraó Seti I, no Vale dos Reis. O faraó morreu antes do projeto se completar.
Ao longo do túnel, foram encontradas antigas miniaturas e fragmentos de cerâmica. O túnel seria uma ligação entre a tumba onde foi sepultado o faraó e uma outra câmara funeral secreta. Os egípcios acreditavam na vida após a morte e por isso investiam em instalações funerárias onde as riquezas eram deixadas junto com o morto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário