sábado, 25 de fevereiro de 2012

CURSO SERÁ EXIGÊNCIA PARA HABILITAÇÃO...

FONTE: Sergio Toniello Filho REPÓRTER, TRIBUNA DA BAHIA.


O uso irresponsável de jet skis tem causado muitas tragédias neste início de ano pelo Brasil. Caso a legislação fosse cumprida, poderiam ter sido evitadas diversas mortes. Pensando nisso, a Capitania dos Portos anunciou que, a partir de junho, vai ser preciso fazer um curso, com aulas práticas, antes de tirar a carteira. Além da prova, os candidatos terão de fazer um curso de quatro horas. A Capitania dos Portos da Bahia promete intensificar ainda mais a fiscalização do litoral baiano, que é o maior litoral do País e possui 2.260 jet skis registrados.

Diversos casos têm chamado a atenção no início de 2012. No dia 12 deste mês, um homem morreu e uma criança ficou gravemente ferida, após uma colisão de um jet ski com a proa de uma lancha, na Baía de Todos os Santos, em Salvador.


A morte da menina de 3 anos, em Bertioga, São Paulo, também foi destaque. Na cidade de Campo Maior, no Piauí, um rapaz de 19 anos teve traumatismo craniano depois de cair do jet ski que fez uma manobra brusca. Julio Gomes estava sem colete salva-vidas. O mesmo aconteceu com o estudante Paulo de Andrade em Pitimbu, litoral da Paraíba. Ele morreu no último domingo (19) depois de cair e bater a cabeça no jet ski.

Anualmente, a Marinha do Brasil realiza, de 15 de dezembro a 15 de março, a Operação Verão, intensificando a fiscalização do tráfego aquaviário, nas áreas de maior concentração de embarcações em todo o País, com o objetivo de minimizar a possibilidade de ocorrência de acidentes no litoral, rios e lagos.


Na Bahia, as equipes de Inspeção Naval são divididas em duas áreas de atuação: na sede, que é dividida em cinco localidades, localizada dentro da Baía de Todos os Santos, atuando com as embarcações (Lanchas, Flex Boat e Jet Ski), geralmente compostas por três ou quatro militares. Já em Valença e no Baixo Sul o trabalho é feito com equipes compostas de 12 militares distribuídas nos Terminais, fiscalizando com botes e viaturas.


Em Jequié, Feira de Santana e Litoral Norte, as equipes possuem 4 militares com botes, Jet Ski e viaturas. Ilhéus, Porto Seguro e regiões adjacentes também estão na rota de vigília.

Em todo o Brasil, neste verão, a Marinha mobilizou 52 Agências, Delegacias, Capitanias dos Portos e Fluviais, 216 lanchas, além de Navios-Patrulha e helicópteros da Força Aeronaval. Até o último dia 31 de janeiro, 24.038 embarcações já haviam sido inspecionadas.


Em 2.406 foram encontradas irregularidades e seus proprietários notificados. Foram aplicados 1.094 Autos de Infração, onde as sanções podem chegar até ao cancelamento da habilitação do condutor. Além disso, 355 embarcações foram apreendidas e abertos 54 Inquéritos Administrativos.

De acordo com a Capitania, houve uma redução no número de acidentes com vítimas no mar, no período de verão. Em 2009/2010 foram registradas 205 ocorrências; em 2010/2011, 148; e 2011/2012, 34 casos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário