FONTE: Folha, TRIBUNA DA BAHIA.
Após quatro meses em vigência, o horário de verão terminará à 0h do próximo domingo (26). Os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, além do Estado da Bahia, terão que atrasar o relógio em uma hora.
Segundo o neurologista da Unesp de Botucatu Ronaldo Guimarães Fonseca, as alterações de horário ocasionam oscilações no organismo relacionadas à produção de hormônio e podem causar problemas no sono, estresse e baixa produtividade. Ouça.
HORÁRIO DE VERÃO.
O horário é adotado no país com o objetivo principal de aliviar as redes de transmissão de energia nos períodos do dia em que o consumo é mais intenso.
Na última vez em que foi adotado, no entanto, o resultado da medida foi inferior ao esperado pelo setor elétrico e em relação à edição anterior. A redução de demanda na última edição foi de 4,4%. No ano anterior, a economia foi maior, de 4,7%.
Desde 2008, um decreto presidencial estabelece datas fixas para o início e término do horário de verão. Antes, anualmente, era publicado um decreto para definir o período da mudança.
De acordo com o decreto, a mudança no horário ocorre, todos os anos, entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro.
Se a data coincidir com o domingo de Carnaval-como ocorre neste ano-, o final do horário de verão é transferido para o próximo domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário