terça-feira, 15 de maio de 2012

EUA DISCUTEM TESTE DE HIV FEITO EM CASA...




FONTE: *** DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Um comitê consultivo externo da FDA (Agência que regula alimentos e medicamentos nos EUA) vai discutir nesta terça-feira se recomendará à agência a venda ao consumidor do teste de HIV para ser feito em casa, sem supervisão médica.

O teste OraQuick segue a linha dos exames de gravidez comprados em farmácias. Só que, ao invés de xixi, a pessoa usa saliva. Os resultados saem em 20 minutos.

Os pareceristas da FDA já deram uma sinalização positiva sobre o teste caseiro de HIV na última sexta-feira, quando afirmaram que o exame rápido feito em casa pode ajudar a reduzir a disseminação do vírus HIV.

Especialistas em saúde pública estimam que cerca de 20% das pessoas que contraíram Aids nos EUA (hoje são cerca de 1,2 milhões de portadores) não sabem que estão infectados pela vírus HIV.

O teste rápido e em casa seria uma maneira de conseguir retardar a evolução das infecções especialmente por quem não sabe que tem a doença.

A metodologia do exame OraQuick para identificação do vírus HIV pela boca é aprovada pela FDA desde 2004. Mas até hoje apenas médicos e demais profissionais de saúde podem fazer o teste.

Algumas ONGs de saúde pública já usam o teste há alguns para conseguir detectar a doença principalmente em comunidades remotas, onde é mais difícil fazer o exame de sangue.

NOVO DEBATE.

Essa é segunda vez que a Aids passa pelo crivo da FDA nos últimos dias. A revisão do OraQuick começou um dia depois de um painel consultivo da agência dar um pontapé inicial para a aprovação da primeira droga que previne a infecção pelo HIV.

A FDA concluiu que uma pílula diária do antirretroviral Truvada, usado no tratamento de pessoas já contaminadas, pode ser eficiente para prevenir a infecção em grupos de risco.

Se aprovada, a Truvada será a primeira droga aprovada para evitar a infecção da Aids por pessoas saudáveis.

A FDA não é obrigada a seguir as recomendações do conselho consultivo -- embora geralmente o faz.

*** Com agências de notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário