sexta-feira, 4 de maio de 2012

MAIS HORAS DE SONO REDUZEM O FATOR GENÉTICO PARA OBESIDADE...




FONTE: CLARA ROMAN, COLABORAÇÃO PARA A FOLHA (www1.folha.uol.com.br).

Dormir mais pode ser uma saída para quem busca perder peso. Um estudo publicado na revista científica "Sleep", da Academia Americana de Medicina do Sono, aponta que mais de nove horas de sono durante a noite reduzem a influência da genética no aumento de peso.

Já quem dorme menos de sete horas por dia corre o risco de engordar e ampliar a expressão de genes relacionados à obesidade.

O estudo analisou 1088 pares de gêmeos. Para aqueles que dormem menos horas, a genética influencia 70% na variação do IMC (Índice de Massa Corporal).

Para quem dorme mais, esse número é de 32%.

"Os resultados sugerem que um sono mais curto fornece um ambiente mais permissivo para os genes da obesidade", afirma Nathaniel Watson, da Universidade de Washington e principal pesquisador do estudo.

NA BALANÇA.

Segundo o especialista, resultados preliminares mostram que esforços para redução de peso são mais efetivos quando fatores genéticos são mitigados pelo aumento do sono.

Estudos anteriores indicam que a genética influencia o uso de energia pelo metabolismo e a sensação de saciedade.

A necessidade de sono também é um fator determinado geneticamente. Mas fatores associados à vida moderna também impedem que as pessoas durmam pelo tempo necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário