quinta-feira, 3 de maio de 2012

MENOR PREMATURA DO PAÍS, NASCIDA COM 360 G, DEIXA HOSPITAL AOS CINCO MESES...


FONTE: PAULO PEIXOTO, DE BELO HORIZONTE (www1.folha.uol.com.br).

Cinco meses e meio após nascer prematuramente, pesando 360 g e medindo 27 cm, Carolina deixou ontem o hospital Vila da Serra, em Nova Lima (região metropolitana de BH), celebrada pelos médicos como uma vencedora.

"É o menor bebê sobrevivente em peso do Brasil de que temos informação", disse o neonatologista Oswaldo Trindade, um dos que cuidaram do bebê desde seu nascimento, em 16 de novembro, no quinto mês de gestação.

Segundo o hospital, há só 138 casos registrados no mundo de bebês nascidos com menos de 400 g.

A menina deixou o hospital com 3,65 kg e 47 cm. Em casa, receberá cuidados especiais -precisará respirar com ajuda de oxigênio por tempo indeterminado.

Os médicos não sabem se Carolina terá sequelas. Prematuros com baixíssimo peso podem ter problemas respiratórios e neurológicos.

Quando estava com 25 semanas de gestação, a psicóloga Alexandra Terzi, mãe da menina, teve hipertensão e convulsão. Como havia risco para mãe e bebê, o parto foi feito prematuramente.

Alexandra foi alertada pelos médicos da gravidade do caso, mas disse que nunca perdeu a esperança. "Dez gramas que ela ganhava já eram uma vitória", afirma.

"Um dedo da Carolina era da finura de um cotonete", conta o pai, Thiago Fernandes Antunes Parreiras.

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário