FONTE: Redação Sempre Materna (semprematerna.uol.com.br).
É fato, amamentar requer paciência e muita dedicação. Porém, não é necessário sentir dores e ter machucadinhos para que seja bem sucedida. A fim de evitar inflamações na região e orientar as mamães durante a fase de amamentação, a Sempre Materna conversou com a neonatologista do Hospital e Maternidade Brasil, Julia Kimori, sobre os principais cuidados.
RACHADURAS.
De acordo com a neonatologista, as fissuras e inflamações nos seios aparecem com maior frequência quando ocorre pega inadequada, ou seja, a boquinha do recém-nascido envolve somente o bico do peito. “O bebê deve estar bem acomodado, com a cabeça bem alocada na curva do cotovelo da mamãe, de forma que a boquinha envolva toda aréola. Dessa forma, tem condições de sugar o leite com facilidade, deixando- as livres de lesões”, explica Julia.
SUTIÃ.
O ideal é utilizar os modelos confortáveis, de algodão, pois permite a pele respirar. Opte sempre pelas peças com alças mais largas, elas são essenciais para a boa sustentação dos seios. Há no mercado modelos pensados para essa fase da mulher, eles facilitam o momento e auxiliam no conforto.
HIDRATAÇÃO.
Segundo Julia Kimori, a hidratação e limpeza da região devem ser feita com o próprio leite materno, após as mamadas. “Existem produtos à base de lanolina que hidratam e ajudam a evitar rachaduras, mas devem ser usados somente sob prescrição médica”, alerta a neonatologista.
Confira outros cuidados e dicas da especialista:
- Não utilize sabão, álcool e/ou outras substâncias para a limpeza do peito;
- A exposição ao sol ameniza a sensibilidade da região e ajuda a hidratá-los;
- Compressas frias protegem contra o empedramento do leite;
- Ingerir líquidos hidrata o corpo em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário