quarta-feira, 1 de agosto de 2012

APENAS 45% DOS JOVENS VACINADOS CONTRA HEPATITE...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A vacina contra a hepatite B já está disponível nos postos de saúde da capital para pessoas de 1 a 29 anos. Porém, apesar da vacinação ser a forma mais segura de combater a doença, na Bahia o número de jovens acima de 15 anos imunizados contra o vírus é de apenas 45 %.

Percentual considerado bem abaixo do esperado pelo estado, segundo a coordenadora do programa estadual de hepatite virais da Secretária de Saúde do Estado (Sesab), Maria Helena Oliveira.

Na Bahia, no período de 1998 a 2011, foram registrados um total de 11.100 casos de hepatite A, 5.553 de hepatite B e 3.418 de hepatite C.

De acordo com a coordenadora, o acumulo de pessoas vacinadas de 94, (início da campanha) até esse ano foi de 86%, enquanto a meta do estado é de 95 %. Segundo ela, mesmo com todas as mobilizações realizadas nos postos do município, o número de pessoas na faixa etária entre 19 e 29 anos que buscam pela vacina ainda é muito pouco.

“Apenas cerca de 45 a 60% da população acima de 15 anos foram vacinadas contra hepatite B. Infelizmente é cada vez menor o número de jovens que buscam pelo medicamento nos postos de saúde. A hepatite é uma doença séria e a vacina e a melhor maneira de se proteger. Esperamos que os mais novos possam ter essa consciência”, alertou.

Um dos problemas apontados pela coordenadora refere-se à falta de informação sobre a existência da vacina e a forma errada de tomar a vacina. Segundo ela, a imunização contra hepatite B é realizada em três doses, com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose, e de seis meses entre a primeira e a terceira dose (0, 1 e 6 meses). Quando isso não ocorre, a pessoa fica desprotegida contra a doença.

HEPATITE – A hepatite B pode ser transmitida através da relação sexual com uma pessoa infectada, compartilhamento de seringas, kit para manicure, lâminas ou outros objetos perfuro cortantes, e da mãe infectada ao filho durante a gestação, parto ou amamentação Geralmente, a Hepatite B é silenciosa, não apresentando sintomas.

Sintomas – Os mais frequentes são: cansaço, tontura, vômitos, febre, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Muitas pessoas podem ser portadoras do vírus da hepatite B sem saber. Por isso, a vacina ainda é a melhor forma de se proteger.

Grupos priorizados – Crianças desde o nascimento aos jovens de 24 anos, profissionais da saúde, portadores de qualquer tipo de hepatite viral, homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo e profissionais de saúde. Para saber maiores informações sobre os postos de vacinação acesse: http://www.saude.salva dor.ba.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário