domingo, 19 de agosto de 2012

HGPV AVALIA CIG RUMO À COGESTÃO...


FONTE: HGPV (hgpvjequie@gmail.com)

        
A direção do Hospital Geral Prado Valadares avaliou juntamente com os coordenadores das unidades de produção do hospital o cumprimento das metas e indicadores referente ao primeiro trimestre de vigência dos Contratos Internos de Gestão (CIG) firmados em 27 de março do corrente ano.

De acordo com o diretor geral do HGPV, Gilmar Vasconcelos, os resultados obtidos pelas unidades contratualizadas internamente são bastante positivos, “é uma iniciativa de sucesso, as unidades de produção estão superando desafios, já foram firmados contratos com 10 Unidades de Produção até o momento e quase todas apresentaram desempenho acima do esperado”, avaliou.

Atualmente cada Unidade de Produção possui um Colegiado de Gestão que se reúne pelo menos uma vez por mês com a participação das diversas atividades profissionais para discutir as necessidades e problemas do serviço, apontar soluções e avaliar os resultados demonstrados pelos indicadores implantados.

Os indicadores selecionados para contratualização mensuram eficiência e qualidade, a saber; tempo médio de permanência, taxa de ocupação de leitos, taxa de satisfação do usuário, taxa de alta com contra-referência, taxa de mortalidade hospitalar, taxa de absenteísmo, índice de educação permanente, taxa de infecção hospitalar, taxa de satisfação do trabalhador, taxa de mortalidade materna, taxa de mortalidade perinatal, taxa de cirurgias suspensas, taxa de acidente de trabalho e funcionamento do colegiado de gestão da unidade.

O modelo de gestão que está em fase de implantação no HGPV foi apresentado hoje pelo diretor geral do hospital para diversos estudantes do curso de enfermagem da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), atendendo convite da docente da disciplina Políticas de Saúde do Curso de Enfermagem, Profa. Roseli Cardoso.

A Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde define a cogestão como um modo de administrar que inclui o pensar e o fazer coletivo, sendo portanto, uma diretriz ético-política que visa democratizar as relações no campo da saúde, “é nesse rumo que estamos trabalhando, o Prado Valadares se coloca à frente do seu tempo, ao passo em que desenvolve uma gestão participativa com vistas à cogestão de resultados”, conclui o diretor.

OBS.: MATÉRIA E FOTO ENCAMINHADOS POR E-MAIL, ATRAVÉS DO SENHOR GILMAR VASCONCELOS, DIRETOR DO HOSPITAL PRADO VALADARES, JEQUIÉ – BAHIA – BRASIL, A QUEM AGRADEÇO A GENTILZA E COLABORAÇÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário