segunda-feira, 6 de agosto de 2012

NÚMERO DE TRANSPLANTES PELO SUS CRESCE 71% NA BAHIA EM 4 MESES...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

                 

De janeiro a abril deste ano foram realizados 166 transplantes, contra 97 cirurgias em igual período de 2011.

Os órgãos que mais contribuíram para ampliar o número de transplantes no estado nesse período foram os de córnea e rim, com índices de crescimento de 57,8% e 21%, respectivamente.

O estado apresenta 7,7 doadores por milhão de habitantes. O Brasil bateu recorde ao registrar 13,6 doadores por milhão de habitantes já no primeiro quadrimestre do ano, meta que era prevista para 2013.

A nova meta do Ministério da Saúde é chegar a 15 doadores/por milhão em 2015.

O médico Eraldo Moura, coordenador do Sistema Estadual de Transplantes, aponta que o número de doações ainda é muito baixo no estado, em decorrência, principalmente, do elevado índice de negativa familiar - cerca de 50% das famílias de potenciais doadores não autorizam a doação

Moura afirma que a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) tem feito diversos investimentos para ampliar o número de doações e transplantes de órgãos, entre eles a promoção de cursos de capacitação para profissionais de saúde e a promoção de ações educativas junto à população em geral.

O estado conta atualmente com 36 equipes e uma central de transplantes, além de sete Organizações de Procura de Órgãos (OPOs).

ESTATÍSTICA.
No ano passado, o Brasil contabilizou 2.048 doadores de órgãos. No primeiro quadrimestre de 2012, o país registrou aumento de 29% no número de doadores (726), se comparado ao mesmo período do ano passado (564).

Na Bahia, entre os meses de janeiro e abril, foram registradas 31 doações de múltiplos órgãos e 31 de córneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário