quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

PSICOTERAPEUTA ENSINA A LIDAR COM O LUTO...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

2013 será lembrado pelos brasileiros como o ano da perda de quase 240 vidas em um incêndio. Como lidar com uma situação como esta? O que fazer na perda de um familiar, de um amigo? Essas são algumas questões que vão ser tratadas na palestra “Luto, Depressão e Elaboração das Perdas” do médico e psicoterapeuta Antônio Pedreira, dia 22, às 19 horas, no auditório do CREA-BA, no Engenho Velho de Brotas.

O objetivo da palestra é tornar mais claros os processos psicológicos do dia a dia, para entender quando a tristeza do luto, ou do fim de um relacionamento, ultrapassou o prazo.

“A duração, intensidade e significado de vínculo são determinantes da extensão do tempo cicatricial”, pontua Antônio Pedreira.

Ele estima que para cada um ano de duração do vínculo, corresponde aproximadamente um mês e meio de prazo para a elaboração da perda e a cicatrização da ferida. “É lógico, não é matemática exata, dependerá se os encontros eram diários, só de fim de semana ou mensais, e do significado emprestado à pessoa, ao objeto de apego”.

A pessoa em luto pode desenvolver uma depressão. De acordo com o psicoterapeuta, a pessoa deprimida fica vulnerável, por conta da queda da imunidade, de contrair uma doença grave, tipo câncer, doença autoimune e doenças cardiovasculares-hipertensivas e tem o risco de desenvolver infecções.

As palestras ministradas pelo médico Antônio Pedreira sempre contam com a presença de um convidado, e desta vez será a psicóloga Sônia Nogueira, formada pela UFBA e com mais de seis anos de atuação. Sônia vai tratar dos processos de cicatrização e compreensão das perdas.

A primeira das dez explanações a serem realizadas durante este ano de 2013 traz um tema que está no dia a dia das pessoas. A cada mês é escolhido um tema diferente, sempre focado em assunto inerente às relações humanas.

Para ter acesso à palestra os interessados devem levar um quilo de alimento não perecível. As doações são repassadas para as obras sociais do CREA-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário