terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A FÓRMULA DO EMAGRECIMENTO PARA QUEM TEM TENDÊNCIA A ENGORDAR...


FONTE: Por Rita Trevisan e Louise Vernier (dietaja.uol.com.br).

Os fatores genéticos influenciam no ganho de peso. Mas não dá para passar o resto da vida usando essa desculpa e não correr atrás do corpo dos sonhos. Veja dicas que driblam a herança familiar e afinam a silhueta de uma vez por todas.

  

DURMA mais.

A falta de um descanso reparador talvez justifique a sua briga constante com a balança. Imagine que, no dia seguinte a uma noite mal dormida, o corpo reage como se tivesse passado por uma situação de estresse. Assim, fica sujeito a todas as alterações de que já falamos.

Acelere a queima de gorduras: é durante o sono que produzimos o hormônio do crescimento, cuja função, na idade adulta, é a de promover a queima de gorduras. Entendeu agora porque é tão importante priorizar o descanso? Então, dê-se ao direito de se desligar completamente por pelo menos sete horas ao final de cada jornada.

Cuide do EMOCIONAL.

É muito comum que a dificuldade de perder peso esteja relacionada a frustrações pessoais ou profissionais. Nesse caso, a tendência é descontar na comida, tentando obter, à mesa, o prazer que não se consegue sentir em outros momentos. Se você desconfia de que anda sofrendo desse mal, procure enfrentar as situações que a incomodam, buscando a superação.

Mude o foco: outra estratégia é tentar desviar a atenção da fome. Da próxima vez que sentir o seu estômago apertar, em vez de atacar a geladeira, ligue para uma amiga. Se a fome for emocional, logo após tirar o foco da comida você se livrará da compulsão.

SABOREIE os alimentos.

Um dos grandes pecados é comer rápido demais ou aliar as refeições a uma fonte de distração. O corpo leva, em média, 20 minutos para enviar ao cérebro a mensagem de que já comemos o suficiente. Assim, comer depressa contribui para que você coma demais.

Talher no prato: repouse os talheres entre uma garfada e outra e conte 30 mastigadas antes de engolir. “Reserve um horário para as refeições e faça dele um momento de prazer”, indica a endocrinologista Anete Hannud Abdo (SP).

Faça um lanche antes do JANTAR.

Sua família adora se reunir em volta de uma mesa farta para celebrar, certo? Então, antes de sair para uma dessas confraternizações, forre o estômago em casa. Vale uma fruta e um pote de iogurte desnatado ou mesmo um sanduíche natural. Essa refeição mais leve vai permitir que você belisque menos porcarias e coma em menor quantidade.

Marmita esperta: além disso, vale levar um pratinho que você mesma fez, totalmente light. Assim, você não passa vontade e se aproxima cada vez mais do seu objetivo de exibir um corpo enxuto e saudável.

Use a despensa ao seu FAVOR.

Se você já sabe que tem tendência a engordar, e a fazer escolhas erradas, abasteça sua despensa com opções saudáveis e modere naquilo que você sabe que pode acabar comprometendo a sua dieta. Assim, se é chocólatra, não estoque barras de chocolate, com a desculpa de que vai oferecê-lo às visitas.

Momento especial: combine que, quando houver uma ocasião especial, irá até o mercado comprar a sobremesa na quantidade necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário