quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

COMO REMOVER SUJEIRAS DIFICEIS DE CARPETES E TAPETES...


FONTE: REVISTA AVIVAMENTO URGENTE – Nº 04 – ano I – agosto de 2012.

Manter carpetes e tapetes limpos não é fácil, principalmente se forem de tons mais claros. O uso do aspirador de pó ajuda a evitar que poeira e pó se acumulem nas fibras dos tapetes e carpetes, no entanto, mais cedo ou mais tarde pode aparecer uma daquelas sujeiras difíceis de limpar.

A regra mais importante para remover essas sujeiras indesejáveis é agira no momento em que o acidente acontece. Para facilitar a limpeza deve esfregar a sujeira ou pode correr o risco dela se espalhar, provocando por vezes estragos irreversíveis.

Veja a seguir algumas dicas caseiras para remover sujeiras de carpetes e tapetes:

Cubra a mancha com u pouco de sal. Deixe atuar durante cerca de 15 minutos até que o sal absorva a maior parte do liquido. Depois, limpe com uma mistura de água e vinagre (1/3 de xícara de vinagre para 2/3 de xícara de água).

GORDURA.

Para remover manchas de gordura faça uma mistura de uma parte de sal para quatro partes de álcool. Esfregue a mancha na direção das fibras do tapete e em seguida enxágüe com água limpa.

SANGUE.

Coloque o cubo de gelo em cima da mancha, juntamente com um pano colocado por baixo do tapete para absorver a umidade. Outra dica caseira eficaz é misturar duas xícaras de água fria com uma colher de sopa de detergente liquido. Mergulhe um pano limpo na solução caseira e esfregue a mancha, sempre de fora para dentro para evitar que se espalhe. Finalize o processo com um pano úmido em água fria limpa e deixe secar. Se a mancha já for antiga, raspe primeiro o sangue seco e remova as partículas antes de iniciar a limpeza.

CAFÉ.

Para eliminar manchas provocadas por café utilize papel de cozinha ou um pano branco para absorver o máximo de umidade possível.

É possível que tenha que repetir o processo algumas vezes até ter ensopado a maior parte do liquido. Aplique um pano úmido em água fria sob o local da mancha e posteriormente faça uma mistura de dois copos de água com ¼ copo de sumo de limão e um pouco de detergente liquido. Agite bem a mistura e aplique com uma esponja. Esfregue levemente de fora para dentro. Repita o processo até a mancha desaparecer. Finalize com um pano embebido em água fria limpa e deixe secar.

URINA.

Manchas de urina são removidas com uma solução de dois copos de água fria, um pouco de detergente e uma colher de sopa de vinagre esfregue a mancha para absorver a maior quantidade de liquido e finalize com um pano embebido em água limpa. Deixe secar. No caso de urina de animais o vinagre ajuda a eliminar o odor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário