quinta-feira, 1 de agosto de 2013

ABUSAR DO SAL PODE PREJUDICAR A VISÃO...

FONTE: Naira Sodré, TRIBUNA DA BAHIA.

                     
O uso excessivo de sal prejudica a saúde da visão, é o que diz o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto. No Brasil, em média, cada pessoa consome mais que o dobro das cinco gramas de sal recomendadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo o especialista, o abuso no consumo de sal dobra a chance de surgir a catarata do tipo subcapsular posterior. O excesso de sódio na corrente sanguínea dificulta a manutenção do baixo nível intracelular de cálcio que garante a transparência da lente do olho. “Apesar de ser difícil “escapar da catarata”, já que a doença está relacionada ao envelhecimento, com o consumo excessivo do sal, a doença pode surgir bem mais cedo”, alerta.

Uma das dicas para reduzir o consumo de sal é eliminar o saleiro da mesa. Além disso, optar por temperos naturais, evitar embutidos, conservas e alimentos  industrializados que contenham glutamato de sódio. O oftalmologista ainda afirma que os olhos também devem ser protegidos da radiação ultravioleta emitida pelo sol durante o ano todo nas atividades ao ar livre com lentes que contenham filtro ultravioleta, chapéu ou boné. “O consumo frequente de bebida alcoólica e cigarro são outros fatores de risco evitáveis”, ressalta. Comer frutas e vegetais frescos em abundância ajuda adiar a doença. A única forma de eliminar a catarata é por meio da cirurgia.

Segundo o especialista, o sal usado na cozinha e à mesa respondem por 70% do consumo de sódio no país. É o que mostram dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) que acabam de ser compilados pela ABIA (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação).De acordo com o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, ninguém escapa da catarata, que atinge praticamente todas as pessoas depois dos 75 anos porque geralmente está relacionada ao envelhecimento Mas a catarata subcapsular posterior, adverte, pode surgir bem mais cedo e em muitos casos pode ser adiada.  Além do consumo abusivo de sal o médico explica que pode estar relacionada a traumas, hereditariedade, diabetes ou uso contínuo de corticóide.

Igual às outras formas da catarata, ressalta, também embaça o cristalino, lente localizada atrás da pupila e da íris (parte colorida do olho) que responde pela focalização das imagens. A diferença é que na catarata subcapsular posterior a opacificação acontece na parte de trás do cristalino onde a luz converge. Por isso, a aversão à luz, fotofobia, é mais intensa. Resultado: a dificuldade para dirigir contra os faróis é maior, bem como enxergar  em situações que façam as pupilas contraírem, como por exemplo, locais bem iluminados ou durante a leitura. “Como aparece mais cedo nem é preciso dizer que acaba comprometendo a trajetória profissional”, comenta.

Prevenção e tratamento.
Queiroz Neto ressalta que o abuso no sal também pode causar hipertensão arterial e levar ao desenvolvimento de alterações cardiovasculares e na retina que pode levar à perda irreparável da visão.  A boa notícia é que um simples exame de fundo de olho pode indicar tanto a hipertensão arterial como as alterações retinianas. A má é que geralmente os dois distúrbios não apresentam sintomas.

Por isso, a recomendação do medico é fazer exame de fundo de olho e de sangue anualmente. Devem estar atentos à prevenção, portadores de doenças cardiovasculares, diabéticos, quem tem hipertensão arterial, pessoa com colesterol alto, casos de doenças cardíacas na família e quem tem mais de 50 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário