domingo, 4 de agosto de 2013

CUIDADO COM OS SABOTADORES DA DIETA...

FONTE: Raquel Paulino/iG São Paulo, TRIBUNA DA BAHIA.

                
A dieta passada pelo nutricionista corresponde a todas suas expectativas e, com o firme propósito de perder peso de maneira saudável, você já está psicologicamente preparado para segui-la à risca. Mas haverá situações em que suas companhias não colaborarão muito para que os objetivos sejam atingidos – afinal de contas, elas não têm obrigação de fazer uma dieta restritiva por sua causa.

Deixar essas pessoas queridas ou do convívio diário de lado? Abandonar o objetivo de perder peso? De jeito nenhum! “A vida social não pode acabar com a dieta, e a dieta não pode acabar com a vida social”, defende Mariana Cordova, nutricionista especializada em reeducação alimentar e emagrecimento da Nutrissoma Clínica de Nutrição.

Esta é a hora de ter muita força de vontade e, com autonomia, adequar as opções das ocasiões às calorias que podem ser ingeridas. “Sempre é possível fazer escolhas inteligentes para não sabotar a dieta”, garante a nutricionista Paula Zubiaurre,do Centro da Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital São Lucas da PUCRS.

As duas nutricionistas explicam quem são esses sabotadores de dieta e como lidar para manter a linha ao lado deles em cada situação.

COLEGAS DE TRABALHO.
Situação de risco 1: happy hour
As grandes vilãs das reuniões com os colegas depois do expediente são as bebidas alcoólicas, que têm calorias vazias e abrem o apetite. Os alimentos disponíveis para saciar a fome também são prejudiciais à dieta, já que as calóricas frituras (batata, mandioca e porções de bolinhos) são o pedido coletivo mais comum e ficam tentadoramente disponíveis na mesa.

Como não sair da dieta: Faça um lanche antes de sair do escritório e, no bar, evite o álcool e beba sucos naturais menos calóricos (limão, abacaxi e maracujá, por exemplo). Se quiser beliscar alguma comidinha, escolha uma porção individual de queijo cru ou de pepininhos.

Situação de risco 2: almoço em restaurante por quilo
Ao olhar aquele buffet tão variado, dá vontade de encher o prato com um pouco de cada alimento, de saladas a massas, na ordem em que eles estão dispostos. O resultado seria uma explosão de calorias que fugiria completamente de qualquer recomendação médica para o emagrecimento.

Como não sair da dieta: Antes de fazer o prato, analise todo o buffet. Comece a montagem de seu almoço pelas saladas (à vontade) e então escolha um tipo de carboidrato (arroz, batatas ou massa) e um de carne (dê preferência às grelhadas). Para a sobremesa, pegue frutas.

Situação de risco: reunião em rodízio de carnes ou de pizza
No primeiro caso, as carnes são oferecidas incessantemente, muitas vezes com aquela suculenta capa de gordura, e o prato nunca fica vazio. No segundo, garçons surgem com novos sabores a todo minuto e o receio de “perder” aquele pedaço da pizza favorita torna difícil a tarefa de dizer não. Perder o controle do consumo de calorias é facílimo.

Como não sair da dieta: Faça um lanche ou mesmo uma refeição em casa e chegue ao restaurante uma hora depois do horário marcado. Se a turma não for das mais pontuais, aumente o atraso para duas horas. O pico do consumo coletivo já terá passado e você poderá beber um suco e curtir a companhia dos amigos.

FILHOS/CRIANÇAS.
Situação de risco 1: refeição em praça de alimentação de shopping
As escolhas das crianças são quase sempre por fast-food e sorvetes – ou seja, pelo que há de mais gorduroso e calórico. Ficar com elas nas filas desses restaurantes, olhando as fotos daqueles lanches ou doces apetitosos e sentindo o cheirinho deles pode despertar uma vontade enorme de quebrar a dieta e fazer de conta que as calorias não existem.

Como não sair da dieta: Resista à tentação e inverta o jogo. Aproveite a oportunidade para ensinar às crianças que existem opções mais saudáveis na praça, como os restaurantes de comida caseira. Além de não quebrar sua dieta, a novidade abre espaço para elas adquirirem hábitos alimentares melhores.

Situação de risco 2: festa de aniversário infantil
O cardápio não poderia ser mais calórico: coxinhas, bolinhas de queijo e esfihinhas à vontade no coquetel, uma refeição completa perto da hora do “Parabéns” e docinhos à base de leite condensado (brigadeiro, beijinho, cajuzinho e bicho de pé, para ficar só nos mais populares). E ainda tem o bolo. Impossível uma pessoa em dieta de emagrecimento comer tudo que lhe for oferecido e respeitar os limites de calorias do dia. Ou dos dois próximos dias.

Como não sair da dieta: Em primeiro lugar, não vá com fome. Faça um lanche em casa antes e pule a refeição principal da festa. Converse com seu nutricionista para saber a quantidade de salgadinhos e de docinhos que cabe em uma refeição de sua dieta. E evite refrigerantes e cerveja - beba água ou sucos para matar a sede.

NAMORADO(A)/NOIVO(A)/CÔNJUGE.
Situação de risco 1: jantar romântico
Os restaurantes servem os pratos prontos, o que impede que você monte sua refeição calculando calorias. Mas a vida sentimental não deve ser sacrificada por causa da dieta, então as nutricionistas afirmam que dá para sair um pouquinho das restrições nesta ocasião.

Como não sair tanto da dieta: Escolha os pratos que tenham menos calorias. No caso das massas, quanto menos molho, melhor. Entre as carnes, as grelhadas são as ideais. E se der para substituir o arroz por legumes cozidos, o faça. A bebida pode ser um suco ou vinho.

Situação de risco 2: sessão de cinema
Faz parte da cultura brasileira entrar na sala de cinema com baldes de pipoca e de refrigerante e saquinhos de balas. Há ainda a possibilidade de comer um cachorro-quente durante o filme. Todas opções supercalóricas e que não estão em nenhuma dieta de emagrecimento.

Como não sair da dieta: Como em outras situações, não chegue ao local com fome. O cheiro da pipoca pode ser sentido metros antes da lanchonete e é realmente tentador para quem está com o estômago vazio. Se o seu hábito de mastigar alguma coisa enquanto assiste a um filme for realmente muito forte, leve de casa frutas cortadas e suco ou água.

FAMILIARES.
Situação de risco: reunião ou festa na casa de um parente
Os anfitriões fazem questão de preparar bastante comida e os convidados levam petiscos e sobremesas para ajudar a encher a mesa. Todos querem que todos pelo menos provem o que levaram, e comer bastante mostra que a pessoa está se sentindo confortável. Simplesmente evitar as opções mais calóricas, para seguir sua dieta, pode deixar muitas pessoas magoadas.

Como não sair da dieta: Trata-se de uma situação em que você pode se sentir confortável – afinal, está em família. Portanto, explique que está em dieta de emagrecimento para melhorar sua saúde e peça a compreensão daqueles cujos pratos você precisará pular. Leve saladas e frutas para não depender do que os outros escolheram preparar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário