quinta-feira, 8 de agosto de 2013

DIETA VEGETARIANA PODE CAUSAR LESÕES NA PELE E CABELO, ALERTA NUTRICIONISTA...


FONTE: itodas.uol.com.br



Ideal é manter uma dieta equilibrada.

O vegetarianismo está em alta. É cada vez maior o número daqueles que optaram por não comer carne vermelha ou mesmo outros alimentos de origem animal, seja por questões de saúde ou ecológicas. A mudança pode fazer bem ao organismo, mas a nutricionista Vivian Goldberger recomenda atenção redobrada ao cardápio, procurando suprir a alimentação com outras fontes alimentares. “Uma dieta vegetariana bem planejada faz muito bem à saúde. Porém, é necessário lembrar que, se não for equilibrada, pode gerar deficiências nutricionais. Não basta apenas deixar de consumir certos alimentos, é essencial a informação de como substituí-los adequadamente”, explica. “A principal preocupação em não ingerir carne vermelha é não conseguir suprir a quantidade de minerais necessários para o organismo, como o ferro, por exemplo. Mas se a pessoa tiver uma alimentação variada e rica em nutrientes, é possível excluir a carne e manter a saúde. O ferro pode ser suprido por alimentos folhosos verde escuros, assim como o gergelim e a uva vermelha”.

Além da carne vermelha, há outros tipos de alimentos cujo consumo é evitado pelos vegetarianos. Tudo depende do tipo de vegetarianismo. A nutricionista explica que o termo vegetariano designa essencialmente um indivíduo que pratica uma dieta exclusivamente à base de vegetais, ou seja, não ingere carnes, nem carne branca, nem vermelha, nem peixes ou crustáceos. Entretanto há várias ramificações: os ovo-vegetarianos são os que excluem todos os produtos animais da dieta, exceto ovos e derivados; os lacto-vegetarianos não excluem leite e derivados; os ovo-lacto-vegetarianos, que consomem ovos, leite e produtos derivados; os pesco-ovo-lacto-vegetariano, que consomem peixe, bem como derivados de leite e ovos; e os veganos, que excluem todos os alimentos e derivados de origem animal, desde a carne, até mesmo o mel, além de recusarem o uso de qualquer tecido animal no vestuário, não usando pele de qualquer tipo, pelos, lã ou seda.

“Os vegetarianos costumam ingerir mais fibras, mais alimentos integrais, menos açúcar refinado, menos gordura saturada, e proteína em um valor mais perto da recomendação do que os onívoros, que, na sua maioria, têm um consumo exacerbado, o que é muito prejudicial. Como consequência, os vegetarianos apresentam menor risco de adquirir diabetes, colesterol, obesidade, doença cardíaca e osteoporose”, afirma.

Já a para a beleza, os efeitos nem sempre são positivos. Quando há baixa ingestão de zinco, presente nas carnes bovinas, a substância fica em falta e faz com que ocorram lesões de pele e cabelo. Além disso, a saúde também sofre, pois pode haver perda do paladar e infecções, devido à menor eficiência do sistema imunológico. De acordo com a nutricionista, o ideal é manter uma dieta saudável e balanceada, sempre buscando ingerir, em uma mesma refeição, os três grupos alimentares: os reguladores (verduras, legumes e frutas), os energéticos (carboidratos e gorduras) e os construtores (proteínas de origem animal e vegetal).

Nenhum comentário:

Postar um comentário