terça-feira, 4 de março de 2014

ESTUDO ALERTA PARA RISCO DE QUEDAS EM IDOSOS QUE TOMAM REMÉDIO PARA PRESSÃO...

FONTE: Anahad O'connor, The New York Times (noticias.uol.com.br).

Idosos que tomam remédio para a pressão arterial correm um risco muito maior de sofrerem quedas de consequências graves, relata um novo estudo.

Pesquisadores analisaram aproximadamente 5.000 americanos com mais de 70 anos durante 3 anos. Eles descobriram que os participantes que tomavam anti-hipertensivos estavam 30 a 40% mais propensos a sofrerem quedas graves que causaram ferimentos como fraturas do quadril e traumatismos cranianos.

A maioria dos idosos tem pressão arterial alta e os anti-hipertensivos estão entre os medicamentos mais usados em todos os Estados Unidos. Os medicamentos ajudam a diminuir o risco de derrames e ataques cardíacos. 

Entretanto, esse risco é proporcionalmente muito semelhante ao aumento do risco de ferimentos por quedas, afirma Mary E. Tinetti, chefe do departamento de Geriatria do Hospital New Haven da Universidade de Yale e uma das autoras do novo estudo, publicado no periódico Jama Internal Medicine.

"A pergunta que podemos fazer é: estamos trocando os benefícios da prevenção de derrames pelo aumento do risco de ferimentos por quedas graves"?


O estudo mostra apenas que há uma correlação entre o uso de medicamentos anti-hipertensivos e as quedas, o que não significa que eles as estejam causando. Entretanto, Tinetti afirmou que os medicamentos talvez gerem as quedas ao prejudicar a atenção ou ao causar uma diminuição súbita de pressão quando a pessoa se levanta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário