segunda-feira, 31 de março de 2014

REPOSIÇÃO HORMONAL ADEQUADA NÃO PROVOCA CÂNCER, ALERTA ESPECIALISTA...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
A chegada da menopausa, período em a mulher passa por importante transformação, ainda gera temor nessa população devido aos mitos que a cercam. Especialistas garantem que o melhor a fazer para combater o desconforto é a reposição hormonal com estrógeno.
Sobre o risco de contrair câncer com este tratamento, como alguns acreditam, o cientista baiano Elsimar Coutinho, esclarece que o sucesso da terapêutica depende da dosagem administrada pelo médico. 
Estudos comprovam que a reposição hormonal na mulher, quando feita de forma correta minimiza os riscos de doenças cardiovasculares, de câncer de intestino e de câncer de mama.
A importância do tratamento e a desmistificação de alguns aspectos será um dos assuntos a serem discutidos no IV Congresso Norte-Nordeste de Ginecologia Endócrina, nos dias 4 e 5 de abril, em Salvador.
O evento, que será realizado no Fiesta Convention Center, contará com a presença de especialistas e pesquisadores da área, dentre eles, o Professor Emérito de Ginecologia e Obstetrícia e de Psiquiatria da Universidade de Yale, Philip Sarrel, que fará uma conferência sobre como evitar a mortalidade de mulheres na menopausa.
“Em doses elevadas, o uso de hormônios pode estimular um pré-câncer que esteja dormente”, alerta Elsimar Coutinho.
Para evitar a dosagem inadequada seja pela quantidade de hormônio, seja pela duração do tratamento, o ginecologista recomenda um diagnóstico precoce da doença, e reforça que não há estudos que comprovem a relação definitiva da terapêutica com o câncer.
O receio não fundamentado de ganhar peso, desenvolver um câncer ou mesmo de elevar a quantidade de pelos no corpo, frequentemente provoca rejeição à terapêutica, requerendo um diálogo educacional que tranquilize e encoraje as mulheres a adotar o tratamento.
Para o cientista, o tratamento ajuda a preservar a saúde física e mental, sem precisar recorrer a antidepressivos. Elsimar Coutinho será o presidente de honra do Congresso, que tratará também temas como Sexualidade, Reposição Hormonal e Câncer, Contracepção na Mulher Diabética e na Obesa, Distúrbios do Sono, entre outros.
O evento será realizado no Fiesta Bahia Hotel. As inscrições podem ser feitas no site www.sobrage.org.br. Para mais informações: (71) 2106-1039 / 3247-8216. 


IV Congresso Norte - Nordeste de Ginecologia Endócrina;
Data e horário:
 4 e 5 de Abril, das 8:30h às 18h;
Local: Fiesta Convention Center – Av. Antônio Carlos Magalhães, 741, Itaigara;
Informações ao público: 71| 2106-1039 / 3247-8216 / 
www.sobrage.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário